Lula recebe condecoração em Luanda
“Vou carregar essa medalha com o compromisso de que quem tem uma causa não pode parar de lutar”, destacou Lula ao ser homenageado pelo presidente João Manuel Lourenço.
O presidente do Brasil recebeu a mais alta distinção angolana, a medalha da Ordem Antônio Agostinho Neto, figura importante no país, que lutou pela independência da Angola.
Na segunda parada pelo continente africano, o presidente Lula foi recebido pelo presidente da Angola, João Manuel Lourenço, em uma cerimônia de condecoração, nesta sexta-feira (25). Na capital, Luanda, Lula recebeu do governo a mais alta distinção angolana, a medalha da Ordem Antônio Agostinho Neto, figura importante no país, que lutou pela independência da Angola diante de Portugal, feito realizado somente em 1975.
Ao receber a medalha, o presidente Lula disse que vai se inspirar nos conhecimentos de Antônio Agostinho Neto, na busca de convencer a humanidade contra as desigualdades.
Diante do presidente da Angola e de autoridades dos dois países, Lula dedicou parte do discurso para cobrar consciência contra a desigualdade de gênero. Segundo ele, é preciso que as mulheres sejam maioria nos cargos políticos, por exemplo.
Na mesma cerimônia, Lula também homenageou o presidente anfitrião. João Manuel Lourenço recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção brasileira a personalidades estrangeiras. Lourenço disse que o prêmio tem mais valor, vindo do presidente brasileiro.
Esta é a primeira visita a Angola feita por Lula, no atual mandato. Mas desde que se tornou presidente pela primeira vez, é a terceira ida ao país do continente vizinho.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 25/08/2023 10:55:14. Última edição: 25/08/2023 10:55:14
Tags: Lula Condecoração Angola Medalha Ordem Antônio Agostinho Neto
“Vou carregar essa medalha com o compromisso de que quem tem uma causa não pode parar de lutar”, destacou Lula ao ser homenageado pelo presidente João Manuel Lourenço.
Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar acusações criminais, como extorsão, por pressionar autoridades estaduais a reverter sua derrota eleitoral em 2020.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.