Internacional

Presidente Lula vai comandar o G-20 a partir de dezembro

Prioridade será o combate à desigualdade e às mudanças climática

Um dia após a cúpula virtual que marcou o encerramento da presidência da Índia no G-20, o presidente Lula instalou, nesta quinta-feira, a Comissão Brasileira do bloco, composto pelas 19 maiores economias do mundo, mais União Africana e União Europeia.

Presidente Lula vai comandar o G-20 a partir de dezembro

Em uma reunião, no Palácio do Planalto, o presidente Lula anunciou que começa a comandar o G-20, na próxima semana, em primeiro de dezembro. Diante de ministras, ministros e parlamentares, ele disse que este deve ser o mais importante evento internacional que o Brasil vai coordenar.

Também destacou a prioridade que vai dar ao combate à desigualdade no mundo, às mudanças climáticas e sobre a governança global. Neste ponto, ele defendeu acesso mais justo de países em desenvolvimento a créditos para investimentos.

O ministério das Relações Exteriores vai ficar responsável por organizar a agenda do G-20 e disponibilizar a logística para os encontros e as pautas. Durante a instalação da Comissão Nacional, ao lado do presidente Lula, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a presidência brasileira é uma grande oportunidade para o Brasil.

O ministro de Relações Exteriores também anunciou que a pasta vai coordenar um eixo do G-20 composto por 15 grupos de trabalho, incluindo meio ambiente, agricultura, tecnologia, educação, saúde, comércio, entre outros.

Mauro Vieira também anunciou que, durante a presidência brasileira, serão criados no G-20 duas forças tarefas: uma aliança global contra a fome e a pobreza e outra contra as mudanças no clima.

Para o ano que vem, o ministro de Relações Exteriores já programou a agenda: janeiro e fevereiro, reuniões com os demais países, por videoconferência, dos 15 GTs. De março a junho encontros presenciais nas cidades brasileiras. E reuniões presenciais com os ministros da comissão nacional, entre agosto e outubro de 2024. Tudo como preparação para o evento máximo do G-20, que é a cúpula dos líderes, marcada para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

* Com reportagem de Sayonara Moreno.

Agência Brasil / Por Roberta Lopes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda - 23/11/2023 20:15:05. Última edição: 23/11/2023 20:15:05

Tags: Cúpula Do G-20 Lula Brasil Presidência

Leia também:

Libertação dos primeiros reféns em Gaza está marcada para sexta-feira

Libertação dos primeiros reféns em Gaza está marcada para sexta-feira

O anúncio foi feito pelo porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Catar, Majed al-Ansari, que trabalhou como mediador do acordo firmado entre Israel e Hamas. Ele ainda disse que, inicialmente, 13 pessoas serão libertadas, todas mulheres e crianças.

China nega haver patógenos incomuns em surto de pneumonia

China nega haver patógenos incomuns em surto de pneumonia

Em entrevista no dia 13 de novembro, as autoridades chinesas da Comissão Nacional de Saúde relataram aumento na incidência de doenças respiratórias no país.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi