Internacional

Primeiro-ministro indiano e Lula falam sobre conflito na Ucrânia

O comércio entre os dois países também foi assunto da reunião. “Países da maior relevância para o desenho de uma nova geopolítica global”, disse Lula.

Brasil e Índia não são “países neutros” na guerra entre Rússia e Ucrânia, mas sim, países interessados na manutenção da paz no mundo. A declaração é do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e foi feita durante encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão. Modi ainda falou sobre o interesse em trabalhar com o Brasil em busca de uma solução pacífica para o conflito. Após o encontro, Lula twittou: “estamos do lado da paz”.

O comércio entre os dois países também foi assunto da reunião. “Países da maior relevância para o desenho de uma nova geopolítica global”, disse Lula.

As relações diplomáticas Brasil-Índia começaram em 1948. A Índia é o quinto maior parceiro comercial do Brasil. Em 2021, o comércio entre os dois países chegou ao maior resultado da história: mais de 15 bilhões de dólares.

Lula também teve reunião bilateral com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. As conversas giraram em torno da necessidade de aumento do comércio entre os dois países e na cooperação em áreas como Ciência e Tecnologia, inclusive com a possibilidade de um acordo entre Vietnã e Mercosul.

Com o presidente de Comores, Azali Assoumani, Lula afirmou o apoio brasileiro ao pleito da União Africana por uma vaga no G20. Os dois falaram, ainda, sobre a necessidade de uma cooperação tecnológica.

Ainda no sábado à noite, pelo horário de Brasília, o presidente brasileiro se encontrou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Comércio, meio ambiente e guerra estiveram na pauta da conversa.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 21/05/2023 12:10:05. Última edição: 21/05/2023 12:10:05

Tags: Índia G7 Vietnã Comores Lula No Japão

Leia também:

Em encontro com secretário-geral da ONU, Lula destaca meio ambiente

Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém (PA) daqui a três meses. Guterres falou que vai apoiar a iniciativa brasileira de criação de um grupo de cooperação formado por nações amazônicas, Indonésia e República Democrática do Congo.

Lula volta a defender reforma do Conselho de Segurança da ONU

No encontro na sessão de trabalho do G7, no Japão, que teve como tema Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero, Lula disse que o Conselho “encontra-se mais paralisado do que nunca”.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi