Internacional

Putin acusa grupo paramilitar Wagner de traição

O presidente russo disse que não vai deixar uma guerra civil se instalar no país,

Em pronunciamento a nação na manhã deste sábado (24), o presidente russo Vladimir Putin alertou contra ameaça mortal representada pelo líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, que se rebelou abertamente contra o comando russo.

Putin disse que não vai deixar uma guerra civil se instalar no país e pediu unidade do povo russo, acusando a milícia Wagner de traição. Um regime antiterrorista foi imposto em Moscou, onde Putin garantiu ter dado ordens ao exército para retomar o controle do país.

O chefe do grupo mercenário Wagner, que atua na Ucrânia, afirmou ter retornado a Rússia com suas tropas. Segundo Yevgeny Prigozhin, ele e seus 25 mil homens estão prontos para morrer em sua missão de libertar o povo russo. Ele acusa Moscou de atacar acampamentos de combatentes da milícia Wagner e afirma ter tomado o quartel general do exército em Rostov, no sul da Rússia.

O Ministério da Defesa Russo negou ter atacado o grupo Wagner e classificou as acusações como provocação. Do lado ucraniano, um assessor do presidente Volodymyr Zelensky julgou que esse é apenas o começo da divisão entre as elites na Rússia.

Durante à noite a Força Aérea Ucraniana bateu 41 mísseis de cruzeiro que visavam a capital Kiev e cidades como  Kharkiv e Dnipro. Dois drones também foram interceptados. Enquanto isso, a Dinamarca sedia um encontro organizado pela Ucrânia reunindo vários países, entre eles alguns que permaneceram neutro, após invasão russa para discutir o estabelecimento de uma paz duradoura.

Agência Brasil / Por Maria Paula Carvalho - Repórter da RFI - Paris / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 24/06/2023 12:10:12. Última edição: 24/06/2023 12:10:12

Tags: Rússia Vladimir Putin Traição Grupo Palamilitar Wagner

Leia também:

Agências de inteligência não sabem origem da pandemia

Agências de inteligência não sabem origem da pandemia

Agência Central de Inteligência e outra agência continuam incapazes de cravar a origem precisa da covid-19, pois ambas as hipóteses (naturais e de laboratório) dependem de suposições.

Batalha de Okinawa, no Japão, é lembrada 78 anos depois

Moradores das ilhas homenagearam vítimas da batalha. Centenas de pessoas foram ao ato e observaram um minuto de silêncio. Okinawa reconhece 23 de junho de 1945 como o último dia do combate. 

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi