Internacional

Reino Unido quer classificar grupo Wagner como organização terrorista

A medida tornaria ilegal ser membro ou apoiar o grupo e permitiria o confisco de bens dos paramilitares, por exemplo. O Wagner lutou pela Rússia na invasão da Ucrânia e também atua em diversos países africanos.

Um projeto apresentado pelo governo do Reino Unido quer classificar o grupo Wagner da Rússia como uma organização terrorista. Isso tornaria ilegal ser membro ou apoiar o grupo e permitiria o confisco de bens dos paramilitares, por exemplo. O Wagner lutou pela Rússia na invasão da Ucrânia e também atua em diversos países africanos. No mês passado, seu chefe e outros comandantes morreram na queda de um avião.

Reino Unido quer classificar grupo Wagner como organização terrorista

Na Ucrânia, um ataque russo a um mercado matou pelo menos 17 pessoas e feriu 32. Mais cedo, o sistema de defesa ucraniano interceptou mísseis lançados contra a capital Kiev. Em Odessa um ataque de drones de quase três horas matou uma pessoa e danificou instalações agrícolas e portuárias no rio Danúbio. Os ataques ocorrem em meio a uma visita surpresa do secretário de estado americano, Anthony Blinken, que deve anunciar um novo pacote de ajuda militar de mais de um US$ 1 bilhão.

Na Romênia, que faz fronteira com a Ucrânia, o presidente Klaus Yohannes, afirmou que caso seja confirmado que estilhaços encontrados essa semana pertenciam a um drone russo, seria uma grave violação da soberania e integridade territorial do país e dos aliados da OTAN, da qual a Romênia faz parte. As peças estão em análise. 

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York - 06/09/2023 20:30:04. Última edição: 06/09/2023 20:30:04

Tags: Reino Unido Wagner Terrorismo Ucrânia

Leia também:

Chuvas deixam pessoas presas em festival no deserto de Nevada

Chuvas deixam pessoas presas em festival no deserto de Nevada

Cerca de 70 mil pessoas ficaram presas depois que chuvas incomuns para a época provocaram um lamaçal, impedindo o deslocamento de veículos. Uma pessoa morreu.

Líder de golpe militar toma posse como presidente interino no Gabão

Líder de golpe militar toma posse como presidente interino no Gabão

Na cerimônia de posse, realizada em Libreville, capital do Gabão, o general Oligui Nguema prometeu devolver o poder aos civis por meio de eleições livres e transparentes. Ele também anunciou a anistia aos opositores ao regime e uma nova constituição.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi