Internacional

Relatores da ONU acusam Israel de cometer crimes contra a humanidade

O grupo, formado por sete especialistas, também alertou para o risco de genocídio em Gaza.

Relatores da Organização das Nações Unidas acusam Israel de cometer crimes contra humanidade. O grupo, formado por sete especialistas, também alertou para o risco de genocídio em Gaza.

Relatores da ONU acusam Israel de cometer crimes contra a humanidade

O grupo classificou o ataque ao Hospital Al Ahli Arab, na última terça-feira, que deixou 471 mortos, como uma atrocidade. E também relataram indignação com o bombardeio a uma escola das Nações Unidas dentro de um campo de refugiados e que abrigava 4 mil pessoas deslocadas. O bombardeio à escola também aconteceu na terça-feira. Israel nega a autoria do ataque ao hospital.

Os relatores também avaliaram que as ordens de evacuação dadas por Israel são inviáveis e lembraram que a transferência forçada de pessoas é uma violação do direito humanitário e penal internacional.

O grupo pede o cessar fogo imediato e o fim da ocupação de Israel nos territórios palestinos.

O documento é assinado pelo relator sobre Direitos Humanos à Água Potável e ao Saneamento, Pedro Agudo; pela relatora Especial sobre Direitos Humanos na Palestina Ocupada, Francesca Albanese; pela relatora Especial sobre Violência contra Mulheres, Reem Alsalem; pela relatora Especial sobre os Direitos Humanos de Pessoas Deslocadas, Paula Betancur; pelo relator Especial sobre o Direito à Alimentação, Michael Fakhri; pela relatora Especial sobre o Direito à Saúde Física e Mental, Tlaleng Mofokeng; e pelo relator Especial sobre o Direito à Moradia, Balakrishnan Rajagopal.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo - Marizete Cardoso - 20/10/2023 07:40:08. Última edição: 20/10/2023 07:40:08

Tags: ONU Conflito Guerra Hamas Israel

Leia também:

EUA revogam sanção ao petróleo venezuelano após garantias democráticas

EUA revogam sanção ao petróleo venezuelano após garantias democráticas

Com a decisão, a Venezuela fica autorizada a produzir e exportar petróleo sem restrições pelos próximos meses. Na terça, o governo venezuelano e a oposição assinaram um acordo com diretrizes para a eleição presidencial do ano que vem.

Operação Voltando em Paz faz nono voo de repatriação

Operação Voltando em Paz faz nono voo de repatriação

Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), irá decolar do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20) com destino a Tel Aviv, em Israel. Mais brasileiros serão retirados da região de guerra entre Israel e Hamas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi