Rússia acusa Ucrânia de "terrorismo" após ataque de drone na cidade
Kremlin disse que os drones foram "neutralizados" e prometeu continuar operação na Ucrânia e cumprir todos os objetivos do que a Ucrânia diz ser uma brutal guerra de conquista.
Região de Odesa foi duramente atingida por drones
A Rússia destruiu armazéns de grãos ucranianos no rio Danúbio e feriu sete pessoas em um ataque de drones nesta segunda-feira (24), expandindo a área-alvo de uma campanha aérea lançada na semana passada depois de se retirar do acordo de grãos do Mar Negro, informou o governo de Kiev.
Os ataques da semana passada visaram principalmente os portos marítimos de Odesa, mas os ataques antes do amanhecer desta segunda-feira atingiram a infraestrutura ao longo do rio Danúbio, uma rota alternativa de exportação que é vital para Kiev após o fim do acordo de um ano que permite exportações seguras de grãos ucranianos via Mar Negro.
"Os terroristas russos atacaram novamente a região de Odesa durante a noite. A infraestrutura portuária no rio Danúbio é o alvo desta vez", escreveu o governador regional Oleh Kiper, no aplicativo de mensagens Telegram.
Os contratos futuros globais de trigo e milho registraram forte alta com preocupações de que os ataques da Rússia e mais combates, incluindo um ataque de drones a Moscou, possam ameaçar as exportações e o transporte de grãos.
O site de notícias Reni-Odesa citou uma autoridade local dizendo que três armazéns de grãos foram destruídos na cidade portuária de Reni, no Danúbio, em um ataque envolvendo cerca de 15 drones.
Desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro do ano passado, a Ucrânia expandiu as exportações de grãos por via terrestre da União Europeia para cerca de um milhão de toneladas por mês, com grandes volumes sendo exportados de portos romenos e ao longo do Danúbio.
"Nos últimos meses, a Rússia não atacou a infraestrutura de grãos terrestres e fluviais da Ucrânia", disse um trader (investidor do mercado financeiro) europeu. “Qualquer interrupção desse tráfego pode afetar rapidamente o abastecimento internacional de grãos", acentuou.
Outro trader europeu de grãos disse: "É claramente um ataque à infraestrutura adicional de exportação de grãos ucraniana. A grande preocupação é se esta é uma tentativa de parar completamente a exportação por terra."
Autoridades ucranianas não disseram exatamente o que foi atingido ou onde, mas a polícia informou que armazéns que guardavam safras de grãos foram atingidos junto com tanques para atingir outros tipos de carga, causando um incêndio.
Agência Brasil / Por Olena Harmash e Tom Balmforth - da agência Reuters* - Kiev - 24/07/2023 09:47:27. Última edição: 24/07/2023 09:47:27
Tags: Rússia Ucrânia Grãos Ataques
Kremlin disse que os drones foram "neutralizados" e prometeu continuar operação na Ucrânia e cumprir todos os objetivos do que a Ucrânia diz ser uma brutal guerra de conquista.
Embarcações da Guarda Costeira e mais de 20 outras privadas participaram da operação para esvaziar região da costa próxima a Kiotari e Lardos.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.