Parentes de brasileiro em Gaza são mortos após bombardeio de Israel
Em vídeo enviado à imprensa, Hassan Rabee conta que os bombardeios destruíram o prédio onde o primo dele vivia com a família, na cidade de Jabalia, na Faixa de Gaza.
Operação Voltando em Paz já repatriou 1.135 pessoas
O sétimo voo da Operação Voltando em Paz decolou, nesta sexta-feira (2), de Tel Aviv, em Israel, por volta do meio-dia no horário de Brasília. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-390 traz a bordo 69 passageiros e 9 animais de estimação. A previsão é de que o avião pouse no Rio de Janeiro às 13h30 da tarde deste sábado (20).
© GovBR/FAB
Entre os passageiros, há três bolivianas – uma mulher e duas filhas – que vieram a pedido do governo da Bolívia. Segundo o Itamaraty, “as cidadãs bolivianas foram incluídas no voo após constatado o não comparecimento de passageiros brasileiros”.
Até o momento, a operação do governo federal repatriou 1.135 brasileiros que manifestaram interesse em sair da região em guerra no Oriente Médio. Outros nacionais deixaram a região em voos comerciais.
Ainda segundo o Itamaraty, o nono voo com a repatriação de brasileiros da zona de guerra deve partir de Tel-Aviv no próximo domingo (22). A expectativa da pasta é de que esse seja o último voo para repatriação de brasileiros de Israel.
“Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel”, diz a nota.
Há ainda um avião brasileiro estacionado no Cairo, capital do Egito, para atender os cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Eles aguardam autorização para atravessar a fronteira com o Egito. Até o momento, não há acordo para retirada deles.
Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 20/10/2023 14:50:16. Última edição: 20/10/2023 14:50:16
Tags: Operação Voltando Em Paz Repatriação FAB Itamaraty Conflito No Oriente Médio Israel Faixa De Gaza Tel Aviv
Em vídeo enviado à imprensa, Hassan Rabee conta que os bombardeios destruíram o prédio onde o primo dele vivia com a família, na cidade de Jabalia, na Faixa de Gaza.
Segundo o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, 64 palestinos foram mortos na Cisjordânia entre os dias 7 e 18 de outubro. Desse total, 18 são crianças.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.