Internacional

Sinal de internet é restaurado na Faixa de Gaza

O sinal tinha sido cortado na sexta-feira, em meio a um grande bombardeio lançado pelo estado de Israel. Com a retomada do serviço, foi possível restabelecer contato do governo com os brasileiros que estão em Gaza.

Os sinais de Internet começaram a ser restaurados em Gaza, de acordo com a ferramenta NetBlocks, um Observatório da Internet mundial.

Sinal de internet é restaurado na Faixa de Gaza

A informação também foi confirmada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos. Os sinais tinham sido cortados na sexta-feira, em meio a um grande bombardeio lançado pelo estado de Israel. 

Com a retomada parcial dos serviços, foi possível restabelecer totalmente o contato do governo com os brasileiros que estão em Gaza. São cerca de 30 pessoas que aguardam a abertura da fronteira com o Egito para serem repatriados. Eles estão hospedados nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. Há quase duas semanas, uma aeronave da Presidência do Brasil aguarda no Cairo a autorização para resgatá-los.

Segundo informações obtidas pelo embaixador Alessandro Candeas, na região de Khan Yunis há relatos de problemas para conseguir acesso a água e gás e de proliferação de mosquitos.

Algumas das crianças estão gripadas e com irritação nos olhos. O governo federal segue monitorando diariamente a situação.

Até mesmo órgãos das nações unidas como a Organização Mundial da Saúde haviam perdido contato com seus funcionários.

Mas o diretor geral da OMS, Tedro Adhanom, confirmou que foi possível ter notícias deles nessa manhã. De acordo com Adhanon, esses funcionários e suas famílias não estão seguros, assim como todas as pessoas em Gaza. Eles relataram que as duas últimas noites foram extremamente tensas, com muitos ataques aéreos, e sem combustível, água, eletricidade, conectividade ou abrigos para até as pessoas pudessem escapar.

O chefe da OMS reiterou, ainda, que os hospitais estão superlotados e que é necessário mais suprimentos médicos. E clamou novamente por um cessar fogo humanitário, pela proteção das unidades de saúde e dos trabalhadores das forças humanitárias.

A população de Gaza também está ficando sem comida e outros itens básicos. Neste sábado, milhares de pessoas invadiram depósitos das nações unidas em busca de comida e itens de higiene.

O diretor da Agência da ONU para Refugiados declarou que a ordem civil está desabando após três semanas de guerra e que as pessoas estão assustadas, frustradas e desesperadas. 

De acordo com a ele, a chegada de ajuda apenas a bordo de caminhões que entram pela fronteira com o Egito é insuficiente, porque a necessidade de itens de sobrevivência é imensa e está aumentando. Até este domingo (29), apenas 80 caminhões entraram em Gaza e por causa da dificuldade de comunicação, com o corte da Internet, não foi possível sequer organizar novos comboios. 

Até o momento, de acordo com o Ministério de Saúde Palestino, mais de 7,5 mil pessoas já morreram na Faixa de Gaza, por causa dos bombardeios israelenses. A metade delas eram crianças. O número de feridos se aproxima de 20 mil. 

A situação na região escalou em violência, após o grupo palestino Hamas perpetrar um ataque surpresa contra Israel no dia 7 de outubro, que deixou cerca de 1400 mortos. Em retaliação, Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza intensamente desde então e já anunciou que vai intensificar os ataques e fazer também operações por terra. 

Esse anuncio levou a Assembleia Geral das Nações Unidas a aprovar, com 120 votos favoráveis, uma resolução em que pede uma "trégua humanitária imediata", além da proteção de civis, com o cumprimento de "obrigações legais e humanitárias" por todas as partes; e a "libertação incondicional e imediata de todos os civis presos".

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 29/10/2023 14:25:04. Última edição: 29/10/2023 14:25:04

Tags: Conflito No Oriente Médio Internet Faixa De Gaza

Leia também:

Hamas propõe troca de reféns por todos os palestinos presos por Israel

Líder do Hamas disse estar pronto para trocar reféns por todos os palestinos presos por Israel. Netanyahu disse que tentativas de libertação continuam e não deu detalhes sobre negociação

Netanyahu anuncia início da operação terrestre em Gaza

Netanyahu anuncia início da operação terrestre em Gaza

O primeiro-ministro israelense fez uma coletiva de imprensa neste sábado para falar sobre a ação militar. Ele nega que o país esteja cometendo crimes contra a humanidade. Nesta sexta-feira, a ONU aprovou uma resolução que condena as ações tanto de Israel como do Hamas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi