Internacional

SpaceX adia lançamento da Starship com o foguete Super Heavy

Este seria o primeiro teste de voo integrado

O provável congelamento de uma válvula adiou para a próxima quarta-feira (19) o lançamento do primeiro teste de voo integrado da espaçonave Starship com o novo foguete da empresa SpaceX, chamado Super Heavy.

A previsão era de que a decolagem fosse feita por volta das 10h20 (horário de Brasília). A empresa confirmará em breve o motivo do adiamento, bem como o horário da nova tentativa de lançamento, a partir da Starbase, no Texas (EUA).

Considerada como uma “revolução para as futuras missões espaciais”, planejadas com o objetivo de levar tripulações e cargas para a Lua e, posteriormente, Marte, a missão adiada por 48 horas seria o primeiro teste de voo integrado entre a espaçonave, de 50 metros de altura, e o novo foguete, de 70 metros.

Já a torre de lançamento mede 146 metros, e tem como novidade o fato de ser, também, uma “torre de captura”, uma vez que possui braços mecânicos que auxiliarão (em futuras missões) o “pouso vertical” do foguete reutilizável Super Heavy em seu retorno à base, após desacoplar-se da espaçonave.

Mesmo com o adiamento, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, manteve a contagem regressiva até os segundos finais para o lançamento, de forma a possibilitar o chamado “teste molhado”, para análises sobre o comportamento do combustível, composto por metano e oxigênio líquidos.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 17/04/2023 11:35:22. Última edição: 17/04/2023 11:35:22

Tags: Espaçonave Starship SpaceX Voo Integrado Texas

Leia também:

Viagem reforça papel de Brasil e China no cenário internacional

Viagem reforça papel de Brasil e China no cenário internacional

O mundo está curioso quanto aos frutos do encontro entre Lula e Xi Jinping, porque dois temas importantes dependem de iniciativas dos dois países: guerra na Ucrânia e meio ambiente.

Incêndio em Dubai mata 16 pessoas

O incêndio teria acontecido num o prédio residencial localizado no bairro de Al-Ras, território de imigrantes e comerciantes.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi