Ataques aéreos israelenses matam 47 pessoas no sul de Gaza
Um ataque aéreo de Israel neste sábado matou 15 palestinos em uma casa a oeste de Khan Younis, perto de um abrigo para refugiados, disseram testemunhas e médicos.
Teste vai ajudar a melhorar a confiabilidade do propulsor e da nave
A SpaceX lançou, na manhã deste sábado (18), por volta das 10h (horário de Brasília), o foguete Super Heavy levando a nave Starship para um voo suborbital de teste. Não havia tripulação embarcada. Aconteceu uma explosão do propulsor, logo após a separação da nave. Em seguida, o centro de controle de lançamento perdeu contato com a Starship.
“O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave estelar funcionavam por vários minutos em seu caminho para o espaço”, informou.
A empresa disponibilizou no microblog X (antigo Twitter) o link para acompanhamento ao vivo. Confira o momento da decolagem a partir do minuto 38´50”. Confira aqui o lançamento.
O lançamento foi considerado bem sucedido pela SpaceX. “A Starship decolou com sucesso sob a potência de todos os 33 motores”. A primeira tentativa foi em abril. O propulsor explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Como desta vez, não havia tripulação.
A empresa considera que o teste vai ajudar a melhorar a confiabilidade da Starship em busca de “tornar a vida multiplanetária”.
A SpaceX escreveu, em nota, que vai analisar os dados do teste e que foi “emocionante”. A empresa considera que se trata de um teste. “O que fizemos fornecerá dados inestimáveis para continuar o rápido desenvolvimento da Starship”.
Por Luiz Claudio Ferreia - Repórter da Agência Brasil - Brasíia / Edição: Aécio Amado - 18/11/2023 16:05:15. Última edição: 18/11/2023 16:05:15
Um ataque aéreo de Israel neste sábado matou 15 palestinos em uma casa a oeste de Khan Younis, perto de um abrigo para refugiados, disseram testemunhas e médicos.
Autoridade boliviana vê com satisfação o interesse do governo brasileiro em participar de instituto para fomento de uso e conservação das línguas indígenas faladas na América Latina e no Caribe.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.