Internacional

Taxa de pobreza aumentou 20% na Palestina

Em um mês de bombardeios, a taxa de pobreza na Palestina aumentou 20%. Além disso, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pode ter um atraso de até 16 anos na Cisjordânia, e na Faixa de Gaza de até 19 anos.

A taxa de pobreza em todo território ocupado da Palestina aumentou 20%. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) da região, incluindo a Cisjordânia, caiu 4,2%. Os cálculos são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental.

Taxa de pobreza aumentou 20% na Palestina

Cerca de 390 mil pessoas ficaram desempregadas no estado ocupado. Mais de 5,4 milhões de pessoas vivem na região, segundo o Escritório de Estatística da Autoridade Nacional Palestina.

Se a guerra continuar pelo segundo mês consecutivo, a taxa de pobreza pode chegar a afetar um terço da população, chegando a 34%, e empurrar mais meio milhão de pessoas para a linha de pobreza.

Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pode ter um atraso de até 16 anos na Cisjordânia, e na Faixa de Gaza de até 19 anos.

Segundo o levantamento, a recessão econômica deve agravar ainda mais a situação humanitária.

No estudo, o Pnud pede cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns feitos pelo Hamas no dia 7 de outubro.

 

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalvez – Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sheily Noleto/Francisco Sousa - 11/11/2023 13:15:11. Última edição: 11/11/2023 13:15:11

Tags: Conflito Na Faixa De Gaza Índice De Desenvolvimento Humano Programa Das Nações Unidas Para O Desenvolvimento

Leia também:

Brasileiros aguardam abertura de fronteira para deixar Gaza

Brasileiros aguardam abertura de fronteira para deixar Gaza

34 brasileiros e alguns familiares autorizados a deixar a área ainda esperam a abertura dos portões para o Egito. Embaixador do Brasil na Palestina, Alexandre Candeas, segue monitorando a situação. A região sofre com bombardeios e com a falta de alimentos essenciais.

Brasileiros em Gaza aguardam abertura da fronteira com Egito

Na quinta-feira, o Itamaraty confirmou que os brasileiros já estão na lista de estrangeiros autorizados a deixar o território. Contudo, a passagem está fechada desde sexta-feira.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi