Internacional

Terremotos deixam mais de 1,5 mil mortos na Turquia e na Síria

Há mais  de 7 mil feridos nos dois países

Dia trágico para as populações do sudeste da Turquia e da vizinha Síria. Dois fortes terremotos, o primeiro de magnitude 7,8 na escala Richter e o segundo tremor de 7.5 graus, poucas horas depois do primeiro abalo, deixaram ao menos 1,5 mil mortos e mais de 7 mil feridos nos dois países.

Os abalos foram tão fortes que chegaram a ser sentidos na Groelândia, segundo o Instituto Geológico da Dinamarca, além de Líbano, da Ilha de Chipre e de outros países ali próximo à área.

A União Europeia enviou equipes de resgate da Holanda e da Romênia para a Turquia. A França ofereceu ajuda de emergência aos dois países, assim como a Rússia, que tem uma base militar no litoral sírio e é aliada do regime no poder em Damasco.

A índia também anunciou o envio imediato de equipes de resgate e de médicos e enfermeiros, assim como material de primeiros socorros para a Turquia.

Mais de mil prédios desabaram completamente nos dois países. Por questões de segurança, o gás foi cortado em todo o sudeste da Turquia, devido ao risco de explosões e de réplicas.

Pelo menos três aeroportos na área afetada – de Hatay, Maras e Gaziantep – foram fechados para o tráfego aéreo. Essas três cidades estão entre as mais atingidas na Turquia. Além disso, a neve e as tempestades que atingem a região impedem o tráfego em outros aeroportos.

Na Síria, as cidades mais afetadas são Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, balneário às margens do Mediterrâneo. Nas regiões que estão em poder dos rebeldes, são os capacetes brancos - brigadas de médicos e socorristas formados durante a guerra civil – que contabilizam as vítimas.

Os capacetes brancos disseram que a situação é catastrófica e pedem ajuda às organizações humanitárias internacionais para intervir rapidamente a fim de ajudar a população na Síria.

Nas redes sociais, centenas de pessoas soterradas pedem socorro às equipes de resgate, tentando ajudar os bombeiros a localizá-las sob os escombros.

Agência Brasil / Por Adriana Moisés - Rádio França Internacional - Paris / Edição: Rádio França Internacional - 06/02/2023 10:30:17. Última edição: 06/02/2023 10:30:17

Tags: Terremoto Turquia Síria

Leia também:

Lula se solidariza com vítimas de terremoto na Turquia e Síria

Lula se solidariza com vítimas de terremoto na Turquia e Síria

"Brasil manifesta solidariedade com os povos dos dois países, com famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.

Pequim confirma: balão que sobrevoa América Latina é de origem chinesa

"Verificamos que o balão não tripulado veio da China. É de natureza civil e usado para testes de voo", disse a porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros , Mao Ning.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi