Internacional

Turquia pede que Suécia aja contra terrorismo para ter apoio na Otan

Candidaturas precisam ser aprovadas por todos os membros da aliança

A Turquia atuará para ratificar a proposta de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em conjunto com a cooperação de Estocolmo na luta contra o terrorismo, disse o presidente turco Tayyip Erdogan nesta sexta-feira (21).

Suécia e Finlândia solicitaram adesão à Otan no ano passado em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, abandonando as políticas de não alinhamento militar que tiveram durante a Guerra Fria. As candidaturas precisam ser aprovadas por todos os membros da aliança.

Enquanto atrasa a ratificação da candidatura sueca à Otan por mais de um ano, Erdogan inesperadamente concordou após a cúpula da aliança na Lituânia neste mês em encaminhá-la ao Parlamento da Turquia quando a legislatura se reunir novamente em outubro.

"O cronograma de trabalho do Parlamento turco determinará o processo de adesão da Suécia à Otan (ratificação)", disse Erdogan a repórteres em um voo retornando de países do Golfo, de acordo com seu gabinete.

"Será favorável à Suécia se eles tomarem medidas concretas na luta contra organizações terroristas e na extradição de terroristas", explicou.

Ancara acusa Estocolmo de fazer pouco contra indivíduos que a Turquia vê como terroristas, principalmente membros do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e o grupo que Ancara acusa de orquestrar um golpe fracassado em 2016, tendo a extradição como ponto crítico.

O tribunal superior da Suécia bloqueou recentemente a extradição de dois cidadãos turcos que Ancara diz fazerem parte de um grupo terrorista.

"Esperamos que as promessas sejam cumpridas", disse Erdogan.

Erdogan estava se referindo a um acordo que Turquia, Suécia e Finlândia fecharam no ano passado em Madri com o objetivo de abordar os temores de segurança de Ancara.

A Turquia condenou na quinta-feira (20) a destruição parcial de um Alcorão em frente à embaixada do Iraque em Estocolmo, mas Erdogan não comentou publicamente sobre o incidente enquanto estava no avião.

Agência Brasil / Por Ece Toksabay e Huseyin Hayatsever - Repórteres da Reuters - Istambul - Turquia - 21/07/2023 10:55:12. Última edição: 21/07/2023 10:55:12

Tags: Istambul Terrorismo OTAN

Leia também:

Governo iraquiano pede que embaixador sueco deixe o país

A Suécia vem enfrentando a ira de países islâmicos desde o início do ano, quando um político de extrema-direita sueco queimou uma cópia do Corão, o livro sagrado do islã.

Chanceler brasileiro participa de reunião preparatória do Brics

Chanceler brasileiro participa de reunião preparatória do Brics

Chanceleres do Brics ainda farão outra reunião antes da cúpula. Reuniões servem para analisar as posições que cada país vai apresentar e tentar unificar as decisões no encontro.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi