Internacional

Ucrânia anuncia corredor humanitário no Mar Negro

Mas diz que ameaça militar da Rússia permanece

A Marinha da Ucrânia disse que um novo "corredor humanitário" temporário no Mar Negro começou a funcionar nesta quinta-feira (10) e que os primeiros navios comerciais devem usá-lo em alguns dias.

Oleh Chalyk, porta-voz da Marinha ucraniana, afirmou à Reuters que o corredor será usado por navios comerciais bloqueados nos portos ucranianos do Mar Negro e para grãos e produtos agrícolas.

"Hoje um novo corredor humanitário temporário começou a funcionar", disse Chalyk por telefone.

"O corredor será muito transparente, colocaremos câmeras nos navios e haverá uma transmissão para mostrar que esta é uma missão puramente humanitária e não tem propósito militar", afirmou.

A Marinha disse, em comunicado separado, que o risco representado pelas minas no Mar Negro e a ameaça militar da Rússia permanecem.

Agência Brasil / Por Olena Harmash - Repórter da Reuters* - Kiev - 10/08/2023 10:20:39. Última edição: 10/08/2023 10:20:39

Tags: Ucrânia Rússia Guerra Corredor Humanitário Mar Negro

Leia também:

Confira os destaques internacionais desta quarta-feira (9)

Duas pessoas morreram e sete ficaram feridas em um ataque com mísseis na cidade ucraniana de Zaporíjia. Na França, 11 pessoas morreram em um incêndio que destruiu uma casa de férias. E, na China, o dia foi de desinfecção na região atingida por enchentes. Tudo isso para evitar a propagação de doenças.

Quatro imigrantes são resgatados no Mediterrâneo; 41 podem ter morrido

Segundo os sobreviventes, o barco saiu de Sfax, na Tunísia, com 45 pessoas a bordo na última quinta-feira (3). Mas, seis horas depois, a embarcação virou. Nesta quarta-feira (9), os sobreviventes chegaram à ilha de Lampedusa, na Itália.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi