Internacional

Ucrânia: ministro da Defesa apresenta pedido de demissão

Presidente Volodymyr Zelenski havia anunciado substituição

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksi Reznikov, apresentou nesta segunda-feira (4) pedido de demissão ao Parlamento, um dia depois de o presidente Volodymyr Zelensky ter anunciado sua substituição em plena guerra com a Rússia.

Ucrânia: ministro da Defesa apresenta pedido de demissão

O próprio Reznikov anunciou a entrega da carta de demissão ao presidente do Parlamento, Ruslan Stefantchuk, em mensagem nas redes sociais.

"Foi uma honra servir o povo ucraniano e trabalhar para o Exército do país nos últimos 22 meses, o período mais difícil da história moderna da Ucrânia", afirmou.

Reznikov, 57 anos, no cargo desde novembro de 2021, tornou-se figura marcante na guerra contra a invasão russa, viajando frequentemente para o estrangeiro a fim de negociar ajuda militar dos aliados ocidentais de Kiev.

Zelensky anunciou, nesse domingo (3) à noite, que Reznikov será substituído por Rustem Umerov, um líder da comunidade tártara da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

Umerov, 41 anos, representou Kiev em negociações sensíveis com Moscou antes de ser nomeado responsável pelas privatizações no país.

O Parlamento ainda tem de aprovar a mudança. 

Zelensky prometeu intensificar a luta contra a corrupção, que é endêmica na Ucrânia, especialmente em resposta às condições impostas pela União Europeia para manter o estatuto de Kiev como candidato à adesão.

Recentemente, foram divulgados vários escândalos de corrupção no país, um dos quais envolve diretamente Reznikov, relativamente a um contrato de fornecimento de material militar assinado com uma empresa turca.

Umerov dirige o Fundo de Propriedade do Estado desde setembro de 2022, cargo de grande visibilidade em um país onde o processo de privatizações está marcado por denúncias de corrupção.

A Ucrânia está em guerra com a Rússia, que invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro de 2022.

*Proibida a reprodução deste conteúdo.

Agência Brasil / Por RTP* - Kiev - 04/09/2023 08:55:08. Última edição: 04/09/2023 08:55:08

Tags: Ucrânia Rússia Guerra Ministro Da Defesa Demissão

Leia também:

China se prepara para chegada de supertufão Saola

China se prepara para chegada de supertufão Saola

Ao longo do dia, as autoridades de Hong Kong elevaram a categoria do tufão Saola de oito para dez, a mais alta, adotada na cidade de 7,3 milhões de habitantes. Uma ordem de suspensão das atividades foi emitida para empresas e escolas, 460 voos foram cancelados.

Policiais são feitos reféns em protesto de detendos no Equador

Policiais são feitos reféns em protesto de detendos no Equador

Grupos ligados ao narcotráfico travam uma guerra pelo poder dentro das penitenciárias do país, que se tornaram centros de operações do crime organizado.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi