Internacional

Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

A área rica em petróleo é motivo de disputa entre os dois países

Numa consulta realizada neste domingo os venezuelanos se posicionaram a favor da criação de um novo estado na região de Esequibo, na Guiana. A área rica em petróleo é motivo de disputa entre os dois países.

Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

De acordo com a autoridade eleitoral da Venezuela, Elvis Amoroso, mais de 95% dos eleitores aprovaram as 5 questões feitas pelo governo. Ele afirmou que ao menos 10,5 milhões de votos foram favoráveis à anexação do território de Esequibo pela Venezuela. Atualmente existem cerca de 20 milhões de eleitores no país.

O referendo tem caráter consultivo por o resultado não autoriza a Venezuela a anexar a região. Mas foi uma forma de o governo tentar apoio para reivindicar o território do país vizinho.

Esequibo representa 70% por cento da Guiana. Uma área que em boa parte é composta de florestas e faz fronteira com a Venezuela e o Brasil. Há mais de um século Venezuela e Guiana disputam essa área. O território da Guiana até 1966 pertencia ao Reino Unido. A tensão ficou maior quando em 2015 foi descoberto petróleo na região.

O governo brasileiro por meio do Ministério das Relações Exteriores tem mantido um diálogo constante entre os dois países em busca de uma solução pacífica para o impasse.

Agência Brasil / Por William Martins - Repórter da TV Brasil - Brasília - 04/12/2023 21:35:04. Última edição: 04/12/2023 21:35:04

Tags: Esequibo Guiana Venezuela

Leia também:

Embaixadora brasileira afirma que acordo UE e Mercosul pode estar

Embaixadora brasileira afirma que acordo UE e Mercosul pode estar

A embaixadora Gisele Padovam, do Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância de ouvir a sociedade no processo de integração entre os países do Mercosul e que a retomada da Cúpula Social de forma presencial, que começou nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, privilegia esse espaço. Durante a abertura da Cúpula, a ministra substituta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiavelli, lembrou que há desafios compartilhados entre os povos dos países que formam o bloco.

Cúpula Social do Mercosul defende novo acordo com União Europeia

Cúpula Social do Mercosul defende novo acordo com União Europeia

Representantes da sociedade civil consideram texto-base construído em 2019, após mais de 20 anos de negociações, injusto e desigual, com prejuízos para sul-americanos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi