Internacional

Violência de gangues faz Jamaica renovar estado de emergência

Medida atinge oito distritos e visa reduzir criminalidade

O primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, renovou hoje (28) o estado de emergência em oito distritos. É para controlar uma ameaça contínua de crimes ligados à atividade de gangues no país caribenho.

Em 15 de novembro, ele anunciou estados de emergência regionais, que permitem que as autoridades revistem prédios e prendam cidadãos sem mandados.

"Embora tenhamos tido um sucesso razoável em controlar o número de assassinatos antes e durante a época do Natal, os níveis de ameaça para os conflitos de gangues em andamento [permanecem] elevados e em escala extensa", disse, em entrevista coletiva.

Cinco homicídios diários

O comissário de polícia Antony Anderson afirmou, na mesma entrevista, que a Jamaica registrou uma média de quase cinco assassinatos por dia em setembro.

Os estados de emergência anteriores e a nova legislação sobre armas de fogo fizeram com que o crime violento no país diminuísse, disse Anderson. Houve 1.463 assassinatos na Jamaica em 2021, com a atividade de gangues respondendo por 71% deles, segundo dados oficiais.

A Suprema Corte da Jamaica decidiu, em junho, que as autoridades violaram os direitos de um homem que disse ter sido preso arbitrariamente durante um estado de emergência pública e depois foi mantido detido por meses sem julgamento. O país tem uma das maiores taxas de homicídios da região.

Agência Brasil / Por Kate Chappell - Repórter da agência Reuters - Kingston - 28/12/2022 19:05:19. Última edição: 28/12/2022 19:05:19

Tags: Jamaica Crimes Suprema Corte

Leia também:

Rússia faz exigências para acabar com a guerra na Ucrânia

Rússia deseja que a Ucrânia reconheça a conquista de um quinto de seu território pelos russos. Ucranianos dizem que recuperarão território ocupado e expulsarão os soldados russos.

Covid-19: China tem aumento no número de consultas virtuais

Em Pequim, mais de 170 hospitais já oferecem consultas a distância. Nos últimos 20 dias, 32 mil pessoas utilizaram o serviço. Na província de Jiangsu, o governo local colocou clinicas móveis para atender pacientes com covid-19.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi