Internacional

Voo de repatriação de brasileiros em Gaza aguarda autorização 

Avião leva 11 toneladas de alimentos não perecíveis

Uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) aguarda autorização para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para fazer a repatriação de mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião só decolará rumo ao Egito quando os brasileiros tiverem permissão para cruzar a fronteira em Rafah. 

Voo de repatriação de brasileiros em Gaza aguarda autorização 
© Gov BR/ FAB

Assim que receber o sinal verde, o KC-30 decolará rumo ao Aeroporto Internacional do Cairo, em uma viagem de 15 horas. A FAB ainda não divulgou o número de pessoas que serão repatriadas. 

O avião também leva um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos como assistência humanitária pelo governo brasileiro.

O primeiro voo de repatriação de brasileiros provenientes de Gaza só chegou ao Brasil no dia 15 de novembro, mais de um mês depois do início dos ataques de Israel ao território palestino, devido à demora na autorização para saída pelo posto de fronteira de Rafah, que liga Gaza ao Egito. 

No total, 32 brasileiros, segundo a FAB, foram trazidos ao país nesse voo. Também foi realizado um voo de repatriação com 32 brasileiros que estavam na Cisjordânia, outro território palestino.

Antes deles, já haviam sido realizados oito voos de repatriação de 1.413 brasileiros que estavam em Israel. 

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Graça Adjuto - 07/12/2023 07:20:12. Última edição: 07/12/2023 07:20:12

Tags: Conflito No Oriente Médio Guerra Israel Hamas Brasileiros Repatriação

Leia também:

Mauro Vieira diz que é necessário preservar a paz na América do Sul

Mauro Vieira diz que é necessário preservar a paz na América do Sul

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, promoveu um referendo que aprovou a anexação de parte do território da Guiana. Chanceler brasileiro destacou importância da estabilidade na região para a economia dos países.

Tribunal peruano ordena libertação do ex-presidente Alberto Fujimori

Tribunal peruano ordena libertação do ex-presidente Alberto Fujimori

Fujimori cumpre pena de 25 anos por corrupção e abusos contra os direitos humanos. Alberto Fujimori assumiu a presidência em 1990 e ficou no poder por mais de 10 anos. A justiça peruana acatou um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente que destacava a sua idade avançada e sua saúde precária.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi