Segundo o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 1.700 brasileiros, a maioria turistas, já procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv pra deixar Israel.
Os dois primeiros voos com repatriados brasileiros de Israel devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira, segundo a FAB, a Força Aérea Brasileira.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 1.700 brasileiros, a maioria turistas, já procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv pra deixar Israel.
Eles fogem do conflito que começou no sábado quando o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, pertencente à Palestina, deflagrou um ataque contra o território israelense.
Na sequência, houve um forte contra-ataque militar de Israel que que passou a bombardear a Faixa de Gaza.
Agora, segundo a FAB, o primeiro dos seis aviões que o Brasil vai usar para resgatar os brasileiros chega a Tel Aviv, em Israel, às 4h40 desta terça-feira, horário de Brasília.
Ele tem capacidade para 230 passageiros e vai decolar por volta do meio-dia desta mesma terça.
O voo será direto até a base aérea aqui em Brasília, chegando por volta de 1h desta quarta-feira.
Inicialmente, de acordo com o Itamaraty, serão priorizados os residentes no Brasil que ainda não têm passagem aérea para regressar ao país.
Já a segunda aeronave, chega ao Galeão no Rio de Janeiro às 23h da quarta.
Ela também tem 230 lugares e partiu na tarde desta segunda-feira de Brasília com destino final em Tel Aviv.
Mais três voos de repatriação, a partir de Tel Aviv, já estão previstos para quinta, sexta e sábado, de acordo com a FAB.
E segundo o Itamaraty, o Escritório de Representação do Brasil em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza pra definir o plano de evacuação da região, junto com a Embaixada do Brasil no Cairo.
De acordo com Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil moram na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.
E não há, até o momento, relato de brasileiros vítimas fatais dos ataques, mas três estão desaparecidos.
Segundo a agência de notícia Reuters, o número de mortos no ataque do Hamas a Israel subiu para 900. E pelo menos 687 palestinos morreram nos ataques aéreos israelenses desde sábado.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 09/10/2023 20:10:12. Última edição: 09/10/2023 20:10:12