Internacional

Voos com repatriados brasileiros de Israel devem chegar nesta quarta

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 1.700 brasileiros, a maioria turistas, já procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv pra deixar Israel.

Os dois primeiros voos com repatriados brasileiros de Israel devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira, segundo a FAB, a Força Aérea Brasileira.

Voos com repatriados brasileiros de Israel devem chegar nesta quarta

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 1.700 brasileiros, a maioria turistas, já procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv pra deixar Israel.

Eles fogem do conflito que começou no sábado quando o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, pertencente à Palestina, deflagrou um ataque contra o território israelense.

Na sequência, houve um forte contra-ataque militar de Israel que que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Agora, segundo a FAB, o primeiro dos seis aviões que o Brasil vai usar para resgatar os brasileiros chega a Tel Aviv, em Israel, às 4h40 desta terça-feira, horário de Brasília.

Ele tem capacidade para 230 passageiros e vai decolar por volta do meio-dia desta mesma terça.

O voo será direto até a base aérea aqui em Brasília, chegando por volta de 1h desta quarta-feira.

Inicialmente, de acordo com o Itamaraty, serão priorizados os residentes no Brasil que ainda não têm passagem aérea para regressar ao país.

Já a segunda aeronave, chega ao Galeão no Rio de Janeiro às 23h da quarta.

Ela também tem 230 lugares e partiu na tarde desta segunda-feira de Brasília com destino final em Tel Aviv.

Mais três voos de repatriação, a partir de Tel Aviv, já estão previstos para quinta, sexta e sábado, de acordo com a FAB.

E segundo o Itamaraty, o Escritório de Representação do Brasil em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza pra definir o plano de evacuação da região, junto com a Embaixada do Brasil no Cairo.

De acordo com Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil moram na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.

E não há, até o momento, relato de brasileiros vítimas fatais dos ataques, mas três estão desaparecidos.

Segundo a agência de notícia Reuters, o número de mortos no ataque do Hamas a Israel subiu para 900. E pelo menos 687 palestinos morreram nos ataques aéreos israelenses desde sábado.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 09/10/2023 20:10:12. Última edição: 09/10/2023 20:10:12

Tags: Israel Hamas Palestina FAB Voo Resgate

Leia também:

Entenda como acordos de Israel podem ter influenciado ataque do Hamas

Desde 2020, Israel firmou os chamados Acordos de Abraão com Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Sudão e caminhava para fechar acordos com a Arábia Saudita, sob a mediação dos Estados Unidos.

Entenda por que acordos de Israel podem ter motivado ataque do Hamas

Entenda por que acordos de Israel podem ter motivado ataque do Hamas

Desde 2020, Israel firmou os chamados Acordos de Abraão com Emirados Árabes Unidos, Bahreim, Marrocos e Sudão e caminhava para fechar acordos com a Arábia Saudita, sob a mediação dos Estados Unidos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi