Brasil assume a presidência do G20 em dezembro
Lula convidou os países Paraguai e Uruguai para fazer parte do grupo durante a presidência brasileira do bloco. Intenção é fortalecer o Mercosul.
As autoridades locais emitiram vários alertas. Mas, ainda não houve necessidade de retirar a população do local.
O vulcão Merapi entrou em erupção na Indonésia. Localizado na região central da ilha de Java, a estrutura geológica é uma das mais ativas do mundo.
De acordo com informações publicadas na Agência Brasil, a erupção do Merapi ocorreu neste sábado (11) e lançou um jato de lava incandescente com cinzas e nuvens de fumaça.
As autoridades locais emitiram vários alertas. Ainda não houve necessidade de retirar a população do local, mas o Centro para Investigação e Controle de Desastres Geológicos da Indonésia alertou a população das localidades mais próximas do vulcão para evitar as "zonas de perigo', que ficam em um raio de três a sete quilômetros em redor da cratera.
Segundo o Centro de Controle, uma erupção explosiva pode atingir uma distância de até três quilômetros da cratera.
Em 2010, uma grande erupção do Merapi matou 347 pessoas. E forçou ainda a retirada de quase 400 mil habitantes.
Três mil famílias tiveram que ser realojadas definitivamente.
A ilha de Java está no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, zona de grande atividade sísmica, com tremores de terra e erupções vulcânicas.
Na região existem 127 vulcões ativos.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Marizete Cardoso - 11/03/2023 12:35:06. Última edição: 11/03/2023 12:35:06
Lula convidou os países Paraguai e Uruguai para fazer parte do grupo durante a presidência brasileira do bloco. Intenção é fortalecer o Mercosul.
Declaração conjunta foi assinada por 10 países-membros da ONU, no Dia Internacional da Mulher. Documento cita proibição de meninas frequentarem escolas do ensino médio.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.