Justiça

Baixo efetivo da PM no dia 8 de janeiro foi decisão do DOP

Em depoimento à CPI dos atos antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF, o atual comandante-geral da PM afirmou que o Departamento de Operações, DOP, determinou o baixo efetivo no dia 8 de janeiro.

O baixo efetivo da Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro foi determinado de acordo com avaliação do DOP, o Departamento de Operações, que na ocasião era comandado pelo coronel Paulo José.   

A declaração foi dada pelo coronel Klepter Rosa, atual comandante-geral da PM do DF. Ele foi ouvido nesta quinta-feira na CPI dos atos antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.  

O comandante Klepter Rosa admitiu que a ordem para deixar as tropas de sobreaviso naquele domingo partiu dele mesmo. Segundo ele, o DOP e o Comando de Policiamento Regional não pediram reforço de tropas e também não se sabia a que horas os grupos iriam para a Esplanada. 

A defesa do coronel Paulo José respondeu à nossa produção, em nota, que até o fim do dia 6 de janeiro as informações disponíveis eram de “manifestações não confirmadas” ou “de pequena adesão e baixa ameaça”. Nesse caso, o 1º Comando Regional deveria assumir a missão e pedir ao DOP apoio extra, caso precisasse.  

O coronel Paulo José já foi chamado a depor, mas não compareceu. Ainda não há nova data para o depoimento dele. 

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Alessandra Esteves - 15/06/2023 16:15:32. Última edição: 15/06/2023 16:15:32

Tags: 8 De Janeiro PM CPI Atos Antidemocráticos Câmara Legislativa

Leia também:

PF investiga grupo que movimentou R$ 600 milhões em criptoativos

Deflagrada para combater crimes contra o sistema financeiro nacional, Operação Ilha da Fantasia cumpriu 8 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão preventiva em Campina Grande, Paraíba.

TSE mantém multa aplicada contra Tarcísio por propaganda antecipada

TSE mantém multa aplicada contra Tarcísio por propaganda antecipada

Na avaliação do Tribunal, Freitas fez uso, via redes sociais, de palavras que contêm a mesma carga semântica de pedido de voto durante pré-campanha ao governo de São Paulo.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi