Justiça

Caixa de Pandora: Justiça reconhece prescrição de crimes

A decisão é do juiz Fernando Brandini Barbagalo, da 7ª vara criminal, que acatou o pedido da defesa do ex-vice-governador do DF Paulo Octávio. Além dele, o ex-governador José Roberto Arruda e mais 18 réus deixam de responder na justiça.

Os crimes investigados na ação penal conhecida como Caixa de Pandora tiveram a prescrição reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

A decisão é do juiz Fernando Brandini Barbagalo, da 7ª vara criminal, que acatou o pedido da defesa do ex-vice-governador do DF Paulo Octávio. Além dele, o ex-governador José Roberto Arruda e mais 18 réus deixam de responder na justiça.

O processo foi movido pelo Ministério Público do DF, em 2014. No pedido, a defesa mencionou a data e considerou o prazo para a prescrição. Ao acatar o pedido, o juiz disse: “Dessa forma, decorridos mais de oito anos desde o recebimento da denúncia, deve ser reconhecida a prescrição da pretensão punitiva estatal”.

Deflagrada em 2009, a operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, investigou a suposta distribuição de verba ilegal a aliados do então governo do DF, comandado por Arruda e Paulo Octávio. Cinco anos depois, em abril de 2024, após o Superior Tribunal de Justiça desmembrar a ação, o Ministério Público do DF, acionou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que aceitou a denúncia dias depois.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 21/03/2023 16:15:19. Última edição: 21/03/2023 16:15:19

Tags: Caixa De Pandora

Leia também:

Dino pede ao STF que investigue seis parlamentares por fake news

Na semana passada, Flávio Dino esteve no Complexo da Maré, no Rio, onde se reuniu com líderes comunitários. Após o evento, os seis parlamentares alvos da ação fizeram postagens nas redes sociais questionando as circunstâncias do ocorrido. Segundo Dino, são duas fake news.

Presidente do Supremo visita indígenas em Tabatinga

Rosa Weber esteve na região do Alto Solimões e do Vale do Javari, no Amazonas, e visitou unidade prisional.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi