Justiça

Cerca de 30% das prisões não têm biblioteca, revela pesquisa

O estudo mostrou, ainda, que o desafio é maior nas prisões masculinas. O levantamento com os apenados mostrou que, em média, mulheres leram oito livros no período de 4 meses cobertos pela pesquisa, enquanto os homens leram apenas dois.

Uma pesquisa inédita sobre a leitura dentro das prisões mostrou que 30% das mais de 1.300 unidades pesquisadas não têm bibliotecas nem espaços de leitura.

Cerca de 30% das prisões não têm biblioteca, revela pesquisa

Considerando apenas as prisões com espaços reservados para a prática, 64% têm projetos de incentivo à leitura. Mas em apenas 7% desses locais há bibliotecários. Os dados são do Censo Nacional de Leitura em Prisões, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça.

O estudo foi apresentado durante o Encontro Nacional de Gestores de Leitura em Ambientes Prisionais, que contou com palestra magna do presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. Ele destacou outras demandas urgentes para os apenados.

A legislação brasileira permite a redução de quatro dias de pena para cada livro lido na prisão,mas o estudo do CNJ, ressalta também que os projetos de incentivo à leitura podem contribuir para a reabilitação.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Liana Tormin, citou o caso de uma professora que trabalhava no sistema prisional, num projeto de remissão de pena pela leitura. Quando o contrato dela foi rompido, os presos escreveram uma carta para o prefeito da cidade, pedindo a recontratação dessa docente.

O estudo mostrou, ainda, que o desafio é maior nas prisões masculinas. O levantamento com os apenados mostrou ainda que, em média, mulheres leram oito livros no período de 4 meses cobertos pela pesquisa, enquanto os homens leram apenas dois.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 29/10/2023 11:45:10. Última edição: 29/10/2023 11:45:10

Tags: Leitura Prisão Biblioteca Reabilitação

Leia também:

Justiça mantém traficante Rogério 157 em presídio federal

Justiça mantém traficante Rogério 157 em presídio federal

MPRJ alertou em recurso especial que Rogério 157 está preso na penitenciária federal de segurança máxima desde 2018 por causa do seu papel na cúpula de facção criminosa no estado.

Exército pune 19 militares por armas furtadas do Arsenal de Guerra

Exército pune 19 militares por armas furtadas do Arsenal de Guerra

Os militares estão presos administrativamente, e podem ficar até 20 dias na cadeia, por terem deixado de fiscalizar e conferir o armamento durante o período em que ele desapareceu - mas não são acusados de participação direta no crime. Entre os detidos há majores, capitães e tenentes.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi