Justiça

Chacina no DF: disputa de terra foi motivação para 10 assassinatos

O homem apontado como mentor da chacina, Gideon Batista de Menezes, conhecia Marcos de longa data e também residia no local há pelo menos 10 anos, como explica o delegado Ricardo Viana

A chacina de 10 pessoas de uma mesma família do Distrito Federal foi motivada por disputa de terra entre criminosos e dois membros da própria família assassinada..

De acordo com o delegado Ricardo Viana, o motivo do crime seria uma chácara em Planaltina, cidade a 60 quilômetros de Brasília..Lá moravam Marcos Antônio Lopes de Oliveira e Renata Juliene Belchior, sogros da cabeleireira Elizamar da Silva. O homem apontado como mentor da chacina, Gideon Batista de Menezes, conhecia Marcos de longa data e também residia no local há pelo menos 10 anos, como explica o delegado Ricardo Viana.

"Gideon e horácio moravam no interior da chácara. Eles se associaram com Fabrício e Carloman e vislumbraram inicialmente vender a chácara que o Marcos tinha posse, onde ele iam auferir cerca de R$ 2 milhões. Na visão deles o Marcos tinha a posse da chácara. Eles eliminando toda a família a posse do local ficaria com eles e nenhum deles, eles não seriam incomodados com a comercialização do terreno", afirmou. 

Segundo o delegado, as terras são extensas, não tinham escritura e podem alcançar até R$ 2 milhões em valores de mercado. A polícia concluiu que, desde o início, a intenção dos criminosos era eliminar toda a família e extinguir a linha sucessória, para então tomar posse e vender o terreno. 

O grupo foi indiciado por crimes como homicídio qualificado, associação criminosa e ocultação e destruição de cadáver. As penas, somadas, podem variar de 190 a 340 anos.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 27/01/2023 19:45:13. Última edição: 27/01/2023 19:45:13

Tags: Chacina Polícia Violência

Leia também:

Cinco pessoas são indiciadas por morte de menina no carnaval do Rio

Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, foi esmagada por um carro alegórico durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2022.

PGR denuncia mais 150 por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

PGR denuncia mais 150 por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

O pedido é que os denunciados sejam condenados por associação criminosa e incitação à animosidade das Forças Armadas contra os Três Poderes

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi