Justiça

CPI da manipulação no futebol ouviu audiência pública

Investigadores entregaram à CPI os documentos da apuração em curso

A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre manipulação de resultados em partidas de futebol promoveu, nesta terça-feira (30), audiência pública para debater a Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás.

A investigação teve início em fevereiro, a partir de uma denúncia feita pelo presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo. Na ocasião, o dirigente revelou que o jogador Marcos Vinicius Alves Barreira, conhecido como Romário, aceitou R$ 150 mil para cometer um pênalti na primeira etapa do jogo contra o Sport. Nessa segunda-feira (29), o jogador foi banido do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.   

Posteriormente, o MP de Goiás ampliou a apuração, passando a investigar possíveis irregularidades em partidas da Série A e de campeonatos estaduais, como explicou o relator da CPI, deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

Com duas fases de investigação em curso, a Operação Penalidade Máxima apura manipulação de resultados de jogos entre o segundo semestre de 2022 e abril deste ano.  

De acordo com o procurador-geral de justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra, convidado para a audiência pública, as condutas ilícitas não comprometeram de forma sistêmica os campeonatos de futebol brasileiro. 

Outro convidado para o debate na CPI, Fernando Cesconetto, promotor de justiça do Ministério Público de Goiás, explicou que a organização criminosa por trás do esquema de apostas era dividida em núcleos, entre eles financiadores, apostadores, intermediadores e apoio administrativo.  

Até o momento, o Ministério Público de Goiás denunciou 16 pessoas por fraudes visando à manipulação de resultados de 13 partidas de futebol. O MP pede que seja fixado valor mínimo de R$ 2 milhões para reparar danos morais coletivos causados pelos denunciados. 

Durante a audiência, os investigadores entregaram à CPI os documentos da apuração em curso. 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 30/05/2023 19:20:14. Última edição: 30/05/2023 19:20:14

Tags: CPI Futebol Manipulação De Resultados

Leia também:

PGR reafirma denúncia contra Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

PGR reafirma denúncia contra Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

O caso envolve um vídeo divulgado no mês passado, nas redes sociais, em que o senador Sérgio Moro (União-PR) aparece em uma conversa com pessoas não identificadas.

CNJ determina correição extraordinária em unidades da Lava Jato

CNJ determina correição extraordinária em unidades da Lava Jato

Decisão é do corregedor-geral de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, e atinge gabinetes da Oitava Turma do TRF4, com sede em Porto Alegre, e também a 13ª Vara Federal em Curitiba.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi