Justiça

Defensoria entra com ação para reduzir filas de espera para cirurgias

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública da União ingressaram com ação na tentativa de reduzir as grandes filas de espera para consultas e cirurgias ortopédicas no estado

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública da União ingressaram com ação na tentativa de reduzir as grandes filas de espera para consultas e cirurgias ortopédicas no estado. A Ação Civil Pública foi ajuizada na Justiça Federal contra a União, estado e município do Rio.   

Defensoria entra com ação para reduzir filas de espera para cirurgias

As Defensorias pedem que os réus apresentem, no prazo máximo de 30 dias, um plano concreto para redução das três maiores filas de espera para acesso à primeira consulta em ortopedia, que são nas especialidades de joelho adulto, coluna vertebral adulto e ombro-cotovelo adulto. O plano deve ser concretizado no prazo máximo de 180 dias.   

Thaisa Guerreiro, coordenadora de Saúde da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, ressalta a gravidade da situação.  

“É importante destacar que essas três maiores filas, apenas elas hoje totalizam mais de 15 mil pessoas. E que os tempos médios de espera são de 4 anos, podendo chegar a 7”.  

A ação também pede que os entes públicos apresentem um plano de reestruturação e organização da Rede Estadual de Alta Complexidade de Atenção em Traumatologia e Ortopedia e a definição de uma oferta mínima regular e segura de serviços de saúde para o sistema estadual de regulação, assim como a divulgação, inclusive na internet, de informações sobre as filas cirúrgicas internas de cada unidade de saúde.   

Thaisa Guerreiro explica que a população mais carente é a mais afetada.  

“Na prática, no dia a dia, quem está sentindo, esse grave defeito no funcionamento do serviço público, essa grave disparidade, nos tempos de acesso é a população mais vulnerável do estado do Rio de Janeiro, aquela que já sofre com todas as outras condições de moradia, alimentação inadequadas, e que já chegam no Sistema Único de Saúde muito debilitadas”.  

Todas as medidas são requeridas sob pena de multa diária e possíveis intervenções na gestão das unidades federais, além de bloqueios da verba orçamentária que se façam necessários para a complementação da oferta na rede privada.   

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 05/09/2023 19:30:07. Última edição: 05/09/2023 19:30:07

Tags: Fila De Espera Cirurgias Ortopedia

Leia também:

STJ mantém a anulação das penas de réus da Boate Kiss

STJ mantém a anulação das penas de réus da Boate Kiss

A corte estadual, provocada pelos advogados dos réus, viu falhas no julgamento do Tribunal do Júri em 2021, quando as penas foram determinadas. Entre as irregularidades, estariam sorteios de jurados fora do prazo e a realização de uma reunião secreta entre eles e o juiz do caso.

Moraes é eleito presidente da Primeira Turma do STF

Moraes é eleito presidente da Primeira Turma do STF

Ministro terá mandato de um ano. Vaga será aberta com posse do atual ocupante, Luís Roberto Barroso, que, no dia 28, assumirá cadeira de presidente da Corte.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi