Justiça

Dino entrega ao STF réplica da Constituição furtada em atos gospistas

A entrega foi feita durante reunião com a ministra Rosa Weber

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou hoje (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a réplica da Constituição de 1988 furtada de dentro das instalações do edifício-sede da Corte durante os atos antidemocráticos no domingo (8).

Dino entrega ao STF réplica da Constituição furtada em atos gospistas
© Rosinei Coutinho/SCO/STF

A entrega foi feita durante reunião de Dino com a presidente do STF, ministra Rosa Weber. O diretor da Policia Federal, Andrei Passos, também participou do encontro.

O exemplar foi devolvido à PF por um homem que mora em Varginha (MG) e participou dos atos. Ele é investigado.

Para Dino, o encontro serviu para demonstrar a união dos poderes contra o terrorismo.

"O extremismo só pode ser vencido com ampla união nacional. União que ultra passa os poderes, as instituições e deve abranger a sociedade, porque os terroristas se nutrem do pânico", afirmou.

A cópia devolvida estava na entrada do plenário, local mais afetado pela depredação.

Um dos cinco exemplares originais da Constituição que está no STF não foi alvo dos vândalos porque estava no museu da Corte, localizado no subsolo do edifício sede, setor que não foi alcançado pelos vândalos.

O STF já iniciou a reforma das instalações do edifício-sede. Equipes de manutenção estão realizando reparos nas bancadas e cadeiras utilizadas pelos ministros, nas instalações elétricas, além da limpeza de pichações e cacos de vidros. As obras de arte também serão restauradas.

Os anexos 1 e 2, onde estão localizados os gabinetes dos ministros e as duas turmas de julgamento não foram afetados e funcionam normalmente.

A reforma deve terminar até 1º de fevereiro, quando as sessões presenciais serão retomadas após o recesso dos trabalhos.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Bruna Saniele - 13/01/2023 17:10:11. Última edição: 13/01/2023 17:10:11

Tags: Atos Antidemocráticos Atos Golpistas Fávio Dino Ministério Da Justiça E Segurança Pública

Leia também:

MP recorre da progressão de pena de Suzane Von Richtofen

Suzane foi liberada da Penitenciária feminina nessa quarta-feira. De acordo com a 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, ela cumpriu os requisitos estabelecidos na Lei de Execução Penal.

Ataque aos Três Poderes não foi fato isolado, diz ministro Flávio Dino

Ataque aos Três Poderes não foi fato isolado, diz ministro Flávio Dino

Para o ministro da Justiça, documentos encontrados ontem na casa do ex-secretário de segurança demonstram que "houve engendramento e planejamento" de ações.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi