Cartilha preparada pelo TRE-PA esclarece dúvidas dos eleitores
A ferramenta auxilia de forma moderna, tem leitura didática, ilustrações e infográficos.
A biometria é um dispositivo importante para as eleições, mas em municípios que não completaram o cadastro biométrico vão permitir que todos os eleitores votem normalmente esse ano.
Os brasileiros vão às urnas neste domingo, dia 2 de outubro, para eleger presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais.
Nos últimos anos mais um recurso foi adicionado ao processo eleitoral para garantir sua segurança, a biometria. Mas, apesar de se configurar como um dispositivo importante para as eleições, quem não realizou o cadastro biométrico poderá votar normalmente esse ano. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu novos cadastros em razão da pandemia e esse serviço ainda não foi retomado.
O coordenador de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Marcel Leonardo Fonseca dá mais detalhes: "Esse ano nós teremos dois tipos de identificação no dia da votação, a identificação pela biometria para aqueles eleitores que tem o seu cadastro biométrico efetuado junto à Justiça Eleitoral, e por meio do documento de identidade oficial com foto para aqueles eleitores que não cadastraram ainda a sua biometria."
Marcel Leonardo Fonseca também explica em que casos os eleitores não poderão votar neste domingo:" Aqueles eleitores que estão com a sua situação eleitoral cancelada, na grande maioria dos casos são aqueles eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas e por isso tiveram cancelamento do seu título. São eleitores que não fizeram a justificativa eleitoral. E aqueles eleitores que não compareceram a revisão biométrica em municípios onde ciclo da biometria foi anterior ao ano de 2019, e esses eleitores estão com a situação cancelada. Além disso, tem alguns eleitores que estão também com a situação suspensa, que são aqueles eleitores que em razão de condenação criminal ou conscrição, que é o não cumprimento do serviço militar obrigatório. Então esses eleitores não seguem votar também. Em resumo a todos os eleitores que estão com a situação da descrição eleitoral regular conseguem votar normalmente esse ano."
Os eleitores também podem tirar dúvidas através do disque eleitor no telefone 148.
Agência Brasil / Por Fabrício Girão - Rádio Universitária FM do Ceará - Fortaleza -CE / Edição: Beatriz Arcoverde - 01/10/2022 16:59:55. Última edição: 01/10/2022 16:59:55
Tags: Eleições 2022
A ferramenta auxilia de forma moderna, tem leitura didática, ilustrações e infográficos.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social já definiu o esquema de segurança para o dia de votação, em 2 de outubro.
Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.
Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.