Justiça

Eleições: Pardal recebeu mais de 10,8 mil denúncias de irregularidades

App é forma de informar desde compra de votos a propaganda irregular

Até essa segunda-feira (12), o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu 10.870 denúncias de irregularidades. Elas envolvem compra de votos, propaganda irregular, crimes eleitorais e uso da máquina pública.

Eleições: Pardal recebeu mais de 10,8 mil denúncias de irregularidades
© Agência Brasil

Por região, o Sudeste lidera, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Os eleitores de Pernambuco fizeram 1.511 registros. Seguidos dos estados de São Paulo, com 1.311; Minas Gerais, 1.195; e Rio Grande do Sul, com 1086.

Em relação aos cargos em disputa nestas eleições, a maioria das irregularidades, 3.683, diz respeito às campanhas para deputado estadual. Em seguida vem deputado federal, 3.476; presidente, 1.485; e governador com 738 denúncias.

O Pardal está ativo desde o dia 16 de agosto, com o início da propaganda eleitoral e da oficialização das candidaturas.

As denúncias são cadastradas no portal e distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. A apuração compete ao Ministério Público Eleitoral.

As irregularidades têm que ser provadas por meio de áudio, fotos ou vídeo.

Vale lembrar que a denúncia não pode ser anônima. Se a pessoa agir de má fé vai ter que responder pelo ato e se sujeitar às penalidades previstas.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela - 14/09/2022 23:44:19. Última edição: 14/09/2022 23:44:19

Tags: Eleições 2022 Crime Eleitoral Pardal

Leia também:

TSE realizará testes de integridade em urnas nas eleições de outubro

De acordo com a resolução aprovada durante sessão do TSE, o teste será feito em urnas eletrônicas sorteadas e contará com a participação voluntária de eleitores que estiveram nas seções eleitorais no

TSE proíbe imagens oficiais do 7 de setembro em campanha de Bolsonaro

Ministros confirmaram decisão de corregedor-geral a respeito de ação sobre abuso de poder político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação pela campanha do presidente à reeleição. Lula

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi