Justiça

Entenda o que mudou nas leis desde tragédia da Boate Kiss

Incêndio matou 240 pessoas em 2013

A tragédia da boate Kiss, que deixou mais de 240 mortos, escancarou a fragilidade nos critérios de segurança em casas noturnas e exigiu uma resposta rápida dos legisladores. Em 2017, entrou em vigor uma nova lei federal, que ficou conhecida como Lei Kiss. 

O texto estabeleceu regras para todo o território nacional. A aspirante a oficial do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e pesquisadora do caso Kiss, Kirla Pignaton, destaca três pontos da lei. 

A lei, no entanto, teve pontos vetados pelo então presidente Michel Temer, entre eles, a criminalização do descumprimento das ações de prevenção e combate a incêndio. A aspirante a oficial, Kirla Pignaton, diz que o caso de Santa Maria não é inédito. Outras nove situações similares aconteceram antes em outros países. Kirla ressalta a importância da educação para que as pessoas procurem informações sobre a segurança do local. 

No Rio Grande do Sul, ainda em 2013, mesmo ano do incêndio na Kiss, uma lei aumentou o rigor na prevenção contra incêndios. Mas no fim do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei enviada pelo Executivo que dispen sa a necessidade de alvará para 730 tipos de imóveis. 
* Com produção de Lucineia Marques e Victor Ribeiro,

Agência Brasil / Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web) - 24/01/2023 08:44:18. Última edição: 24/01/2023 08:44:18

Tags: Boate Kiss Incêndio

Leia também:

PF vai investigar crise humanitária em Roraima

Dino afirmou que solicitou a abertura do inquérito por meio de um ofício enviado, nesta segunda-feira, ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Moraes recebe balanço sobre intervenção na segurança do DF

Moraes recebe balanço sobre intervenção na segurança do DF

Documento foi entregue por Ricardo Cappelli, interventor nomeado pelo governo federal. A íntegra do relatório será entregue ao ministro na quarta-feira.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi