Justiça

Ex-comandante da PM no DF, Fábio Augusto Vieira é preso em Brasília

A determinação foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Não há informações sobre o local onde o coronel ficará custodiado.

O ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira foi preso nesta terça-feira, em Brasília. A determinação foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Não há informações sobre o local onde o coronel ficará custodiado. 

Vieira era o responsável pela tropa que atuou durante os atos terroristas no domingo (8) contra o Congresso, o Palácio do Planalto e a Suprema Corte.

Vieira não está mais no comando da corporação. Ele foi exonerado na segunda-feira pelo interventor, Ricardo Cappelli, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a decretação da intervenção federal na segurança pública do DF. 

Na mesma decisão, Moraes também determinou a prisão do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que foi exonerado da pasta durante férias nos Estados Unidos. Durante os atos, o cargo foi ocupado pelo secretário interino da Segurança Pública, Fernando de Sousa Oliveira. 

As prisões foram solicitadas pela Polícia Federal, que apontou omissão e conivência das autoridades locais no controle dos atos, que ocorreram, segundo a corporação, com a anuência dos responsáveis pela segurança pública do Distrito Federal. 

Pelas redes sociais, Anderson Torres disse que vai retornar ao Brasil para se apresentar à Justiça e cuidar de sua defesa.

A Agência Brasil não conseguiu contato com a defesa do ex-comandante. 

Com informações da Agência Brasil

Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Agência Brasil - 11/01/2023 00:05:05. Última edição: 11/01/2023 00:05:05

Tags: Atos Antidemocráticos Terrorismo Em Brasília

Leia também:

Ex-comandante da PM do DF é preso após determinação de Moraes

Fábio Augusto Vieira era o responsável pela tropa que atuou durante os atos terroristas no domingo contra o Congresso, o Palácio do Planalto e a Suprema Corte.

STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas

STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas

Informações sobre presos serão centralizadas no Conselho Nacional de Justiça e remetidas a Alexandre de Moraes, a quem caberá decidir sobre a manutenção das prisões.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi