Justiça

Fakenews: MPF-SP instaura inquérito para apurar conduta da Jovem Pan

O Ministério Público Federal em São Paulo instaurou nesta segunda-feira um inquérito civil para apurar a conduta do grupo Jovem Pan de disseminar fakenews e incentivar atos antidemocráticos contra as instituições brasileiras.

O Ministério Público Federal em São Paulo instaurou nesta segunda-feira um inquérito civil para apurar a conduta do grupo Jovem Pan de disseminar fakenews e incentivar atos antidemocráticos contra as instituições brasileiras.

A portaria de abertura do inquérito é assinada pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Adjunto em São Paulo, Yuri Corrêa da Luz.

De acordo com o documento, o grupo de comunicação tem veiculado, sem evidências, conteúdos desinformativos com potencial para minar a confiança dos cidadãos nas instituições brasileiras.

A portaria destaca ainda que, na cobertura dos atos de terrorismo ocorridos em Brasília no domingo, comentaristas da Jovem Pan minimizaram o teor de ruptura institucional dos atos e tentaram justificar as motivações dos criminosos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. 

O MPF ressaltou também que o Código Brasileiro de Telecomunicações é claro ao prever que a liberdade de radiodifusão não exclui a punição dos que praticarem abusos no seu exercício.

O Grupo Jovem Pan foi procurado para se manifestar, mas ainda não respondeu. Em suas redes sociais, a Jovem Pan informou que Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, deixou nesta segunda-feira a presidência do grupo.

Com informações da Agência Brasil

 

 

Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Agência Brasil - 10/01/2023 00:20:06. Última edição: 10/01/2023 00:20:06

Tags: Jovem Pan

Leia também:

Terrorismo no DF: Flávio Dino informa que 1,5 mil pessoas foram presas

Terrorismo no DF: Flávio Dino informa que 1,5 mil pessoas foram presas

Cerca de 50 equipes da Polícia Federal colhem os depoimentos dos extremistas.

MP pede multa à chapa de Tarcísio por uso indevido de servidor da PF

MP pede multa à chapa de Tarcísio por uso indevido de servidor da PF

Ministério Público Eleitoral alega que na campanha ao governo de SP, foi utilizado um agente de forma irregular, já que a segurança de candidatos ao governo é feita pela PM.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi