Justiça

Gilmar Mendes desarquiva investigação contra Bolsonaro por omissão

Processo apura omissão do ex-presidente na gestão da pandemia de covid

Nesta segunda-feira (11), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular uma decisão da Justiça Federal em Brasília que arquivou o processo que apura a omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia de covid-19.

Gilmar Mendes desarquiva investigação contra Bolsonaro por omissão
© Fellipe Sampaio /SCO/STF

Caberá á Procuradoria-Geral da República (PGR) reavaliar e decidir se o caso terá novo andamento. Além de Bolsonaro, o processo envolve outros ex-integrantes do governo passado, como o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello e o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, Fábio Wajngarten.

Um trecho do processo está relacionado às análises da CPI da Pandemia, que encerrou os trabalhos em outubro de 2021 e indiciou 80 pessoas.

Histórico do caso

Após tramitar na primeira instância da Justiça, parte da investigação foi arquivada a pedido do Ministério Público Federal. No entanto, a decisão não poderia ter sido tomada porque Pazuello, que tem foro privilegiado, só pode ser julgado pelo Supremo.

A reavaliação do caso será conduzida pelo procurador-geral Augusto Aras e pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo. Eles seguem no cargo até setembro deste ano, quando o presidente Lula poderá mantê-los ou fazer nova indicação para a PGR.

Durante o mandato de Bolsonaro, Lindôra pediu ao Supremo o arquivamento de apurações de supostos crimes atribuídos ao ex-presidente durante a pandemia.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / LP - 11/07/2023 10:35:10. Última edição: 11/07/2023 10:35:10

Tags: Bolsonaro Covid-19

Leia também:

Juiz manda soltar hacker que vazou conversas da Lava Jato

Walter Delgatti é um dos investigados pela invasão dos celulares do ex-juiz Sergio Moro e de ex-procuradores da operação. Ele havia sido preso após sair de Campinas (SP) sem autorização da Justiça.

PGR defende arquivamento de inquérito contra deputado André Fernandes

PGR defende arquivamento de inquérito contra deputado André Fernandes

O subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do grupo que apura os atos golpistas, entendeu que as frases publicadas pelo parlamentar nas redes sociais não têm menções a atos de violência.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi