Justiça

Google e Facebook devem excluir anúncios falsos do Desenrola Brasil

Em caso de descumprimento, as plataformas devem pagar R$ 150 mil/dia

O programa de renegociação de dívidas do governo federal , o Desenrola, começou no dia 17 de julho. E de lá pra cá, criminosos têm usado a Internet para aplicar golpes e fraudes bancárias ou financeiras.

Por isso, a Secretaria de Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que o Google e o Facebook removam os anúncios falsos em 24 horas. E, em 48 horas, retirem qualquer publicidade relacionada ao Programa Desenrola Brasil que seja patrocinada, fraudulenta ou ilegítima.

Caso contrário, as plataformas terão que pagar multa de R$ 150 mil por dia de descumprimento da medida.

As empresas também são obrigadas a preservar todos os dados e registros sobre os anúncios e conteúdos retirados. Além disso, em 10 dias, devem apresentar um relatório sobre as medidas tomadas para limitar a propagação desse material.

Se as infrações forem consideradas graves, um processo administrativo sancionador pode ser aberto.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou algumas orientações. Primeiro, é importante não aceitar negociar com intermediários. A negociação deve ser direta com o banco, com funcionários das instituições ou por canais oficiais.

É importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, em redes sociais e patrocinados em sites de busca.

Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas.

Outro alerta é, em caso de boletos, checar na hora do pagamento se está sendo feito realmente para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 26/07/2023 19:30:03. Última edição: 26/07/2023 19:30:03

Tags: Golpe Programa Desenrola Brasil

Leia também:

Moraes não reconhece vínculo trabalhista de motorista de aplicativo

Ministro argumentou que decisão trabalhista não está de acordo com a jurisprudência da Corte, que tem precedentes reconhecendo a legalidade de formas de "uberização" do trabalho.

Começa julgamento de ex-deputado paulista acusado de assediar colega

Começa julgamento de ex-deputado paulista acusado de assediar colega

Imagens gravadas por câmeras da Alesp mostram o então deputado estadual Fernando Cury aproximando-se da colega Isa Penna e tocando partes do corpo dela durante sessão plenária.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi