Justiça

Grupo Gerdau é denunciado por contaminação ambiental em Sorocaba

Depois de desativar uma planta industrial na cidade, a Gerdau não avisou aos órgãos públicos de que havia um depósito clandestino de resíduos tóxicos, nem se responsabilizou pelo saneamento ambiental do local.

O grupo siderúrgico Gerdau foi denunciado na justiça pela contaminação de uma área próxima ao Rio Sorocaba, a 100 quilômetros da capital paulista.

Segundo a denúncia do Ministério Público, depois de desativar uma planta industrial na cidade de Sorocaba, a Gerdau não avisou aos órgãos públicos de que havia um depósito clandestino de resíduos tóxicos, nem se responsabilizou pelo saneamento ambiental do local.

O caso foi investigado a partir da denúncia anônima de um ex-funcionário, feita em 2014. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo fiscalizou a área e constatou contaminação do solo e do lençol freático por metais, hidrocarbonetos de petróleo e fluoreto.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a Gerdau só passou a se responsabilizar pelo problema ambiental depois de exigências da Cetesb, e apesar de ter cumprido algumas etapas do plano de desativação do depósito, a empresa estaria em atraso com os prazos estabelecidos.

De acordo com a ação judicial, a companhia precisa concluir, em até seis meses, o plano de desativação e reabilitação do local. Se descumprir, a multa diária é de R$ 10 mil. A ação pede, ainda, o pagamento de R$ 1 milhão por danos ambientais, e a mesma quantia por danos morais coletivos.

Em nota, a assessoria da Gerdau informou que a empresa está cumprindo a legislação ambiental e que a área próxima do rio Sorocaba já se encontra em processo de recuperação, está sendo monitorada, seguindo as orientações da Cetesb e que a empresa permanece aberta ao diálogo com todas as partes interessadas.*

* Matéria atualizada às 19h02 para inclusão de nota da assessoria do grupo Gerdau.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo Atualizado em 11/04/2023 - 19:02 / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 12/04/2023 08:55:26. Última edição: 12/04/2023 08:55:26

Tags: Gerdau Contaminação Ambiental Sorocaba

Leia também:

STF marca julgamento dos participantes de atos golpistas

Os casos que serão julgados são os dos primeiros acusados que foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República em janeiro e fevereiro ao participarem da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

Funcionária de universidade deve ser indenizada por homofobia

Na sentença, testemunhas relataram que o supervisor da empresa jogava indiretas sobre sua orientação sexual e lia a bíblia no local de trabalho para reforçar a defesa de que “Deus fez a mulher para o homem”.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi