Justiça

Julgamento do piso salarial da Enfermagem segue até sexta-feira

Cinco ministros votaram a favor da suspensão

Segue até a próxima sexta-feira, o julgamento virtual da medida que suspendeu o piso salarial da Enfermagem. Até o início da tarde deste domingo cinco ministros tinham votado a favor da suspensão, contra apenas um, o ministro André Mendonça.

O tema é julgado em sessão virtual, modelo em que os ministros registram os votos em plataforma eletrônica, sem reuniões presenciais.

Um dos votos favoráveis é o do relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, que deu a medida cautelar de forma monocrática para suspender o piso. No voto, Barroso argumentou que a aplicação imediata da lei pode gerar risco de demissões em massa e de redução da oferta de serviços.

Segundo ele, a lei foi aprovada e sancionada sem providências que viabilizassem a aplicação, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada.

Para ele, a suspensão é necessária para que haja tempo para avaliar o impacto da lei sobre as finanças de estados e municípios, sobre a empregabilidade no setor e sobre a qualidade dos serviços.

O ministro André Mendonça foi o primeiro a votar contra a suspensão do piso. Ele citou o caso dos profissionais do magistério público da educação básica, que tiveram o piso considerado constitucional pelo próprio STF.

Mendonça também mencionou a lei que estabeleceu o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Ele lembra que o caso foi reconhecido como tema de repercussão geral e ainda espera julgamento, mas segue valendo.

A lei estabeleceu o piso de R$ 4.750 para enfermeiros, valor que serve de referência para os salários os técnicos, auxiliares e parteiras.

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Edição Web Patrícia Serrão - 14/09/2022 23:44:28. Última edição: 14/09/2022 23:44:28

Tags: Piso Enfermagem

Leia também:

Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do STF e do CNJ

Ao discursar em nome de todos os integrantes da corte, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que Rosa Weber é a terceira mulher a assumir a presidência do STF, mas a primeira juíza de carreira, com a

Eleições: Pardal recebeu mais de 10,8 mil denúncias de irregularidades

Eleições: Pardal recebeu mais de 10,8 mil denúncias de irregularidades

Pelo aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral é possível fazer registros de compra de votos a propaganda irregular. As denúncias são distribuídas para a Justiça Eleitoral de acordo com o município

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi