Justiça

Justiça dá reintegração de posse para comunidades indígenas no PA

A Justiça Federal determinou a reintegração de posse em favor de quatro comunidades indígenas no estado do Pará. A decisão obtida pela Funai também ordena a retirada dos invasores dos três territórios: Apyterewa, Araweté do Igarapé-Ipixuna e Trincheira Bacajá.

A Justiça Federal determinou a reintegração de posse em favor de quatro comunidades indígenas no estado do Pará. A decisão obtida pela Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, também ordena a retirada dos invasores dos três territórios: Apyterewa, Araweté do Igarapé-Ipixuna e Trincheira Bacajá.

Justiça dá reintegração de posse para comunidades indígenas no PA

Os ocupantes têm 10 dias para deixar os locais voluntariamente. Após esse prazo, fica estabelecida uma multa diária de R$ 10 mil e uso da força policial para retirada dos invasores.

No processo judicial, a Funai informou que, a partir de 2019, foi aberta uma estrada clandestina que hoje se estende por 70 km e corta as três terras onde vivem cerca de 2 mil indígenas. De lá para cá, a invasão possibilitou o desmatamento e degradação de uma área superior a 2,2 mil campos de futebol. A área invadida também foi loteada e mais estradas clandestinas foram abertas para extração ilegal de recursos da floresta.

A decisão reforça o plano de desintrusão de duas dessas terras indígenas, em andamento desde o início do mês, por decisão do Supremo Tribunal Federal. A decisão anterior já dava aos ocupantes não indígenas até o próximo dia 30 para deixarem a área voluntariamente.

Boa parte dos invasores já saiu e todos os dias é grande a movimentação de milhares bois para fora do território, seja de caminhão ou tocados por boiadeiros. Entretanto, um voo de reconhecimento constatou que ainda há a presença de gado na região.

Desde o início do plano: desmatamento, trabalho em condições análogas à escravidão e medicamentos veterinários irregulares têm sido os principais motivos para aplicação de multas, que atingem mais de R$ 4 milhões. A operação já apreendeu agrotóxicos, armas de fogo, munições, centenas de litros de gasolina, motocicletas roubadas, tratores, motosserras e outras máquinas para derrubada de árvores e beneficiamento de madeira.

Após o início da operação, o índice de desmatamento caiu 98,5% nas duas terras indígenas.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 27/10/2023 16:30:14. Última edição: 27/10/2023 16:30:14

Tags: Reintegração Posse Indígenas Pará

Leia também:

STF decide que bancos podem retomar imóveis sem acionar a Justiça

STF decide que bancos podem retomar imóveis sem acionar a Justiça

Os Bancos ou instituições financeiras podem retomar, sem precisar acionar a Justiça, um imóvel registrado no nome da instituição como garantia do financiamento na hipótese de não pagamento das parcelas.

STF analisa emenda constitucional que criou o divórcio direto

STF analisa emenda constitucional que criou o divórcio direto

Antes da emenda, o divórcio só era efetivado após a separação judicial por um ano ou a comprovação do fim do relacionamento conjugal há pelo menos dois anos.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi