Justiça

Justiça determina que Eletronorte forneça água potável para indígenas

A empresa deve fornecer, por meio de caminhões-pipa, 40 mil litros de água por dia a pelo menos 4 comunidades no Pará, a partir de segunda-feira. O objetivo é garantir o direito à vida digna para cerca de 800 indígenas, sendo aproximadamente 100 crianças.

A Justiça Federal determinou que a Eletronorte implante um programa de abastecimento de água potável imediatamente, em caráter emergencial, ao povo indígena Assurini, no Pará.  A empresa deve fornecer, por meio de caminhões-pipa, 40 mil litros de água por dia a pelo menos 4 comunidades, a partir de segunda-feira. O objetivo é garantir o direito à vida digna para cerca de 800 indígenas, sendo aproximadamente 100 crianças.  

Justiça determina que Eletronorte forneça água potável para indígenas

A Justiça da Vara Cível e Criminal de Tucuruí, no Pará, determinou, ainda, multa diária de R$ 100 mil para cada dia em que não houver fornecimento de água. O procurador da república, Sadi Machado, diz que o MPF vai acompanhar se as  decisões judiciais estão sendo cumpridas. 

 A Eletronorte deverá realizar, também, a limpeza e sanitização das cisternas, poços e reservatórios nas aldeias, e fornecer ao menos 5 exames de potabilidade da água conforme indicação da Secretaria de Saúde Indígena.  

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal devido aos danos materiais e coletivos causados pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí.  

Segundo o MPF, em 2011 a Eletronorte teria se comprometido a apresentar um cronograma e implementar atividades compensatórias ou que reduzam o impacto ambiental da implantação da hidrelétrica.  Entre as medidas, estavam incluídas obras para abastecimento de água nas aldeias paraenses impactadas. Mas no ano passado, um parecer técnico do MPF constatou que, mais de 10 anos depois da ação civil pública, as atividades de compensação socioambiental não foram realizadas, como relata o  procurador.  

Da decisão cabe recurso. Uma nova audiência foi marcada para o dia 20 de novembro. 

 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 13/10/2023 16:05:12. Última edição: 13/10/2023 16:05:12

Tags: Eletronorte água Indígenas Abastecimento

Leia também:

Auxílio-aluguel deve ser pago às vítimas de violência doméstica

Auxílio-aluguel deve ser pago às vítimas de violência doméstica

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro recomendou aos municípios do estado que efetivem o pagamento de “auxílio-aluguel” às mulheres vítimas de violência doméstica, de acordo com o que prevê a mais recente alteração da lei Maria da Penha.

Braskem é condenada a indenizar estado de Alagoas

Braskem é condenada a indenizar estado de Alagoas

A condenação imposta pela justiça à Braskem é resultado da exploração mineral subterrânea que começou há mais de 40 anos e, que em 2018, obrigou a evacuação dos bairros de Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol, na capital Maceió.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi