Justiça

Liminar mantém controle da Supervia no transporte ferroviário no RJ

A Supervia conseguiu na justiça do estado do Rio liminar que proíbe o estado de adotar medidas que venham interromper o contrato de concessão para exploração do transporte ferroviário de passageiros, que tem vigência até 2048.

A Supervia conseguiu na justiça do estado do Rio de Janeiro liminar que proíbe o governo do estado de adotar medidas que venham interromper o contrato de concessão para exploração do transporte ferroviário de passageiros firmado entre o estado e a SuperVia, com vigência até 2048.

A decisão é da juíza Maria Cristina de Brito Lima, titular da 6ª Vara Empresarial, que também marcou para o dia 26 de julho, às 14 horas, a realização de audiência pública, para discussão da situação do transporte ferroviário de passageiros em todos os ramais explorados pela concessionária que administra o serviço.

A juíza ressaltou que a medida é necessária, enquanto o estado não formalizar corretamente qual destino que pretende dar à concessão do transporte ferroviário de passageiros. Destacou, ainda, que uma eventual decisão de suspensão da concessão sem um planejamento prévio, poderá afetar, diretamente, a população que utiliza o serviço.

A SuperVia entrou com a ação na justiça depois que o secretário de Transportes do estado, Washington Reis, declarou publicamente que estava buscando novos parceiros para assumir a operação dos trens urbanos.

Na avaliação da concessionária, a suspensão do contrato afetaria diretamente o processo de recuperação judicial das empresas do grupo SuperVia.

Nós pedimos um posicionamento da Secretaria de Transportes do estado, que informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.

Os trens urbanos transportam em média 400 mil pessoas diariamente e o número de reclamações sobre atrasos, superlotação e de má conservação das composições aumenta constantemente.

A SuperVia também não respondeu porque recorreu à justiça para manter o serviço, já que no início deste ano havia anunciado que não tinha mais interesse em continuar com a concessão.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 13/07/2023 13:20:27. Última edição: 13/07/2023 13:20:27

Tags: SuperVia Rio De Janeiro

Leia também:

Rio: Justiça suspende despejo de moradoras do Casarão Luana Muniz

E, por enquanto, pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade social poderão voltar ao local, objeto de reintegração de posse por sócios de um restaurante que funcionava no térreo.

PGR pede arquivamento de investigação contra presidente da CPI do MST

PGR pede arquivamento de investigação contra presidente da CPI do MST

Tenente-Coronel Zucco (à esquerda) é investigado por suposto apoio a atos antidemocráticos. Vice-procuradora-geral da República diz que acusações já são alvo de apuração em outro procedimento no STF.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi