Justiça

Lula defende que votos do STF não sejam divulgados

O presidente Lula defendeu, nesta terça-feira, que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), não sejam divulgados. A afirmação foi durante o programa Conversa com o Presidente, do Canal Gov, da EBC. Lula defendeu que a sociedade tenha acesso apenas à decisão e sobre posições divergentes, sem divulgar o teor dos votos. Na opinião de Lula, isso ajudaria a evitar animosidades contra as instituições e também contra os ministros. O assunto gerou repercussão durante o dia.

O presidente Lula defendeu, nesta terça-feira,  que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), não sejam divulgados. A afirmação foi durante o programa Conversa com o Presidente, do Canal Gov, da EBC.

Lula defende que votos do STF não sejam divulgados

Lula defendeu que a sociedade tenha acesso apenas à decisão e sobre posições divergentes, sem divulgar o teor dos votos.

Na opinião de Lula, isso ajudaria a evitar animosidades contra as instituições e também contra os ministros. O assunto gerou repercussão durante o dia.

O constitucionalista Douglas Zaidan, professor de direito da Universidade Católica de Salvador, diz que essa questão já é discutida no meio acadêmico e que tem pontos positivos e negativos.

Ele aponta que o critério favorável da transparência do Supremo é bem relevante.

Sobre aspectos negativos, Douglas Zaidan reforça que os ministros ficam mais expostos para a deliberação da justiça.

O professor reforça que a transmissão dos julgamentos no STF começou com a criação da TV Justiça, em 2022, inspirada na justiça mexicana. Mas, outros países da Europa e os Estados Unidos são muito restritivos sobre a divulgação de julgamentos das suas supremas cortes.

Para o especialista, as instituições precisam passar por um debate público neste momento em que ocorreram ataques à democracia.

O especialista também reforça a necessidade de se discutir mudanças nos Supremo, como já vem ocorrendo no Congresso. Para ele, é preciso que a corte represente mais a diversidade da sociedade brasileira.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 05/09/2023 22:25:22. Última edição: 05/09/2023 22:25:22

Tags: Votos STF

Leia também:

Zanin obriga governo a fornecer remédio mais caro do mundo a criança

Zanin obriga governo a fornecer remédio mais caro do mundo a criança

Medicamento usado para tratar amiotrofia espinhal, doença rara degenerativa, custa cerca de R$ 6 milhões e foi incorporado ao SUS em 2022.

Justiça vai definir data de novo júri da Boate Kiss

Justiça vai definir data de novo júri da Boate Kiss

Mais cedo, a Sexta Turma do STJ manteve anulação das condenações de quatro acusados pelo incêndio. Data será remanejada devido a procedimentos de preparação do novo julgamento.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi