Justiça

Mais duas pessoas são alvo de nova fase da Operação Lesa Pátria

Advogada gravada participando de ataques golpistas é uma das acusadas

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (21) uma nova etapa da Operação Lesa Pátria, para identificar mais responsáveis pelos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram vandalizados.

Mais duas pessoas são alvo de nova fase da Operação Lesa Pátria

A 20ª etapa cumpre medidas em relação a dez investigados: duas prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo STF. As medidas foram cumpridas em João Pessoa, duas cidades do interior da Paraíba, além de Mirassol do Oeste e Cáceres, no Mato Grosso.

Os alvos são acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição de bens protegidos, além de crimes da lei de terrorismo. As investigações continuam.

Um dos alvos desta terça é a advogada Edith Cristina Medeiros Freire, de 55 anos. Ela chegou a ser presa em janeiro e levada ao Centro de Detenção Provisória no Distrito Federal. A advogada também fez parte do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB).

No dia dos ataques, Edith Cristina foi fotografada participando dos atos terroristas, além de haver um vídeo onde Edith estaria fazendo uma convocação para os atos, enquanto os prédios públicos já estavam tomados por vândalos.

Os nomes dos outros alvos da operação desta terça-feira não foram informados.

A OAB-PB confirmou que o presidente da entidade foi informado e designou um representante para acompanhar a operação policial e garantir as prerrogativas da advocacia.

Segundo o advogado de Edith Cristina, Luan de Almeida, não existem novos fatos que justifiquem a ação desta terça-feira. A ação seria apenas desdobramento de fases anteriores do processo. A defesa de Edith também disse espera mais informações.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela - 21/11/2023 15:00:41. Última edição: 21/11/2023 15:00:41

Tags: Operação Lesa Pátria 8 De Janeiro Atos Golpistas

Leia também:

STF derruba pagamento de adicionais a membros do Ministério Público

STF derruba pagamento de adicionais a membros do Ministério Público

Pelas regras questionadas, membros do MP que tenham exercido funções de chefia, direção ou assessoramento teriam direito a receber valores adicionais na remuneração.

PF cumpre mandados contra investigados por tentativa de golpe

PF cumpre mandados contra investigados por tentativa de golpe

Operação Lesa Pátria já cumpriu, em todas suas fases, 88 mandados de prisão e 367 mandados de busca e apreensão, e na instauração de 17 inquéritos policiais.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi