Justiça

Moraes determina que PF ouça Valdemar Costa Neto por minutas golpistas

Recentemente, presidente do PL disse que propostas com teor golpista circulavam entre interlocutores do governo Bolsonaro, e que ele próprio teria recebido documentos desse tipo, mas que os teria destruído.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Polícia Federal que ouça, em no máximo cinco dias, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, sobre as declarações que ele teria dado sobre minutas de documentos com teor golpista. Pedido da própria Polícia Federal sob o argumento de que eles têm conexão com atos golpistas de 8 de janeiro e com a minuta de golpe apreendida na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

É que recentemente, ao comentar essa minuta, o presidente do PL disse que propostas com teor similar circulavam entre interlocutores do governo Bolsonaro, e que ele próprio teria recebido documentos desse tipo, mas que os teria destruído.

Segundo Moraes, no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista, isso pode caracterizar os crimes previstos nos artigos do Código Penal relativos a golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Também nessa terça-feira (31), a presidenta do STF, ministra Rosa Weber, enviou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedido de avaliação sobre a abertura de um inquérito para investigar Costa Neto.

E ainda sobre esses atos golpistas de 8 de janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que vai entregar à Procuradoria-Geral da República os nomes de mais 41 invasores da Casa, responsáveis por atos de vandalismo. Eles foram identificados pelo sistema de wi-fi da Câmara e devem ser encaminhados ainda nesta quarta-feira (1º).

Sobre a minuta que previa interferência do governo Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral para contestar o resultado das urnas, Lira afirmou que não tomou conhecimento do documento.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes - 01/02/2023 09:45:09. Última edição: 01/02/2023 09:45:09

Tags: Valdemar Costa Neto Alexandre De Moraes PF Atos Antidemocráticos

Leia também:

Cremerj entra na Justiça para impedir recontratação de médicos cubanos

Segundo entidade, objetivo é evitar, em caráter liminar, o retorno de profissionais sem o registro no CRM para participar de um novo processo de chamamento.

STF determina apuração de crimes contra comunidades indígenas

STF determina apuração de crimes contra comunidades indígenas

Ministro Barroso pede que seja investigada participação de autoridades do governo Jair Bolsonaro em crimes contra indígenas e reiterou ordem de expulsão de garimpeiros.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi