Justiça

Passar a mão no corpo alheio, sem consentimento, é importunação sexual

Tema ganhou destaque na imprensa e nas redes sociais depois da eliminação de dois participantes do Big Brother Brasil.

Comportamentos como passar a mão no corpo ou beijar alguém sem consentimento são considerados atos de importunação sexual, o que é crime no Brasil. A pena varia de um a cinco anos de prisão, de acordo com o Código Penal.

Na última sexta-feira (17), o tema ganhou destaque na imprensa e nas redes sociais depois da eliminação de dois participantes do Big Brother Brasil. A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar se houve crime. De acordo com a Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, na zona oeste, imagens oficiais do programa foram solicitadas e as intimações foram entregues.

Fundadora e presidente do "Me Too Brasil", a advogada Marina Ganzarolli, explica que as mulheres são os principais alvos.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021 foram registrados 19.209 casos de importunação sexual: um aumento de 17,8% em relação a 2020, quando 16.190 casos chegaram às delegacias. 

Marina Ganzarolli ressalta que a violência contra a mulher se apresenta de várias formas, uma delas é culpar a vítima pela violência sofrida.

Em caso de violência, procure uma delegacia especializada de atendimento à Mulher ou ligue para o telefone 180. O serviço é gratuito e atende todo o território nacional.

 

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 20/03/2023 12:05:11. Última edição: 20/03/2023 12:05:11

Tags: Importunação Sexual Passar A Mão Assédio Sexual

Leia também:

MPF pede informações sobre sistema prisional no Rio Grande do Norte

MPF pede informações sobre sistema prisional no Rio Grande do Norte

Ministério Público quer reunir dados suficientes para formular sua atuação na crise de segurança pública potiguar. Força Nacional já está presente no estado.

Justiça determina realização de melhorias em rede pediátrica do RJ

O plano de reestruturação e organização da rede de alta complexidade cardiovascular pediátrica deve ser apresentado em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi