Justiça

Pelo menos 5 pessoas são presas por superfaturamento no interior RJ

A ação investiga o superfaturamento de respiradores comprados durante a pandemia de covid-19, na cidade de Carmo, no interior do Rio de Janeiro.

Pelo menos cinco pessoas foram presas em uma ação que investiga o superfaturamento de respiradores comprados durante a pandemia de covid-19, na cidade de Carmo, no interior do Rio de Janeiro.

Pelo menos 5 pessoas são presas por superfaturamento no interior RJ

No total, a Justiça expediu sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão cumpridos na capital do estado e também nas cidades de Mangaratiba, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Laje do Muriaé e Carmo.

De acordo com as investigações a Polícia Civil e do Ministério Público, em 2020, a Assembleia Legislativa autorizou uma verba de R$ 1 milhão para uso emergencial pelas cidades durante a pandemia da covid-19.

Em Carmo, na Região Serrana, o montante foi utilizado para a compra de respiradores. Mas o inquérito apurou que os equipamentos foram comprados pelo dobro do preço, além de não funcionar. A prefeitura foi notificada e devolveu os aparelhos.

Os investigadores concluíram que houve fraude na licitação, já que a empresa vencedora foi a mesma que apresentou as propostas das "concorrentes". O esquema teria sido intermediado por um assessor parlamentar que, assim que soube da verba liberada pela Alerj, teria procurado o então prefeito da cidade para que ele interferisse na licitação, mediante pagamento de propina.

Na primeira fase da ação, o prefeito e o ex-secretário de Meio Ambiente do município, que intermediou o contato, foram alvos de busca e apreensão. Na segunda etapa, o foco foram os empresários envolvidos. Os agentes apreenderam documentos que embasaram a terceira fase da operação, realizada nesta sexta.

Os presos responderão, entre outros crimes, por corrupção ativa e passiva, peculato, contratação direta ilegal, fraude nos contratos de licitação e lavagem de dinheiro. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos acusados.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 10/11/2023 17:40:04. Última edição: 10/11/2023 17:40:04

Tags: Respiradores Superfaturamento Covid-19

Leia também:

Barroso determina criação de plano de desintrusão de sete TI

Barroso determina criação de plano de desintrusão de sete TI

Governo também deverá apresentar, em 90 dias, um plano de ação para aperfeiçoar o sistema de atenção à saúde indígena. Decisão contempla Terras Indígenas Yanomami, Karipuna, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundurucu e Trincheira Bacajá.

Com 3 votos favoráveis, STF adia julgamento sobre a correção do FGTS

Com 3 votos favoráveis, STF adia julgamento sobre a correção do FGTS

A ação foi proposta pelo partido Solidariedade em 2014. O julgamento começou em abril. A reclamação é que a TR, como fator de correção do FGTS, prejudica o trabalhador, porque não repõe perdas inflacionárias.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi