Justiça

Posse de Jorge Viana, presidente da Apex, é mantida pelo TRF

Senador Flávio Bolsonaro pediu a anulação posse de Viana, na Justiça

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado aqui em Brasília, derrubou a decisão que havia anulado a posse de Jorge Viana, na presidência da APEX, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

A decisão do desembargador Marcos Augusto de Souza atendeu a um recurso da AGU, a Advocacia-Geral da União.

Na última segunda-feira, a juíza Diana Vanderlei, da 5ª Vara Federal no Distrito Federal, atendendo a um pedido do senador Flávio Bolsonaro, anulou a posse do presidente da Apex.

De acordo com essa liminar, a Agência alterou regras internas para permitir que o ex-senador pudesse assumir a chefia da instituição sem comprovar fluência em inglês, requisito até então exigido para assumir o posto.

Agora, de acordo com a nova decisão judicial, Viana pode permanecer no cargo porque, segundo o magistrado, o estatuto da Apex permite várias formas para se comprovar o domínio do inglês, entre elas, experiência de trabalho ou estudo fora do país e experiência mínima de dois anos no Brasil utilizando o idioma no trabalho.

Segundo o desembargador, o ex-senador comprovou dois dos requisitos exigidos, tendo ocupado cadeira na Comissão de Relações Exteriores do Senado por mais de dois anos e por ter participado de várias missões no exterior.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus León - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 26/05/2023 09:52:08. Última edição: 26/05/2023 09:52:08

Tags: Apex Brasil

Leia também:

STF remarca para junho julgamento sobre descriminalização de drogas

STF remarca para junho julgamento sobre descriminalização de drogas

Ministra Rosa Weber agendou para 1º de junho a retomada do julgamento que trata da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. Questão começou a ser analisada em 2015.

Gilmar Mendes será ministro substituto no TSE

Gilmar Mendes será ministro substituto no TSE

Atuação de membros do STF no tribunal eleitoral é feita pelo sistema de rodízio. Dias Toffoli e André Mendonça também compõem as vagas de ministros substitutos oriundos do Supremo.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi