Justiça

Proximidade entre desembargador e Moro pode ser caso de suspeição

A decisão que restabeleceu a prisão do advogado Tacla Duran, que acusa o senador Sérgio Moro de extorsão, repercutiu no mundo político e jurídico por conta das relações familiares entre o desembargador Marcelo Malucelli, responsável pela decisão, e o parlamentar paranaense.

A decisão que restabeleceu a prisão do advogado Tacla Duran, que acusa o senador Sérgio Moro de extorsão, repercutiu no mundo político e jurídico. Isso por causa das relações familiares entre o desembargador Marcelo Malucelli, responsável pela decisão, e o parlamentar paranaense.

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Marcelo Malucelli, que restabeleceu a prisão de Tacla Duran, é pai do sócio de Sérgio Moro, o advogado João Eduardo Barreto Malucelli, de acordo com o Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados da OAB.

Em depoimento à Justiça, Rodrigo Tacla Duran acusou Moro de extorsão quando o parlamentar ainda era juiz da operação Lava Jato.

Para o professor de Direito Constitucional da FGV do Rio de Janeiro, Wallace Corbo, a proximidade entre o desembargador e o senador pode ser caso de suspeição.

Outro questionamento sobre a decisão de Malucelli é que ela teria ido contra uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, de suspender o processo. O professor de Direito Wallace Corbo explica a controvérsia.

A assessoria de Sérgio Moro enviou apenas uma nota. O texto diz que ele está afastado do escritório desde o início do mandato e que permanece no quadro social somente como associado. Sobre a decisão do desembargador ou a relação com o advogado João Eduardo não houve comentários.

O TRF4 informou que não vai se pronunciar. O desembargador Marcelo Malucelli  não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Ribeiro / Alessandra Esteves - 14/04/2023 16:35:53. Última edição: 14/04/2023 16:35:53

Tags: Tacla Duran Prisão Suspeição Desembargador Sergio Moro

Leia também:

STF publica decisão sobre processos de "revisão da vida toda"

A partir de agora, processos da “revisão da vida toda” voltam a ser julgados; a revisão é o direito do aposentado buscar na Justiça a aplicação da regra mais vantajosa para o cálculo do benefício.

Moraes manda PF marcar depoimento de Bolsonaro sobre atos golpistas

Moraes manda PF marcar depoimento de Bolsonaro sobre atos golpistas

Depoimento foi pedido no inquérito para esclarecer postagem feita nas redes sociais de Bolsonaro no dia 10 de janeiro. Vídeo questionava legitimidade do resultado das eleições.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi