Justiça

Revogada nota que punia servidor por criticar governo em redes sociais

CGU aponta possível afronta à livre manifestação do pensamento

A Controladoria-Geral da União (CGU) revogou nota técnica aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro para punir funcionários públicos que se manifestassem contra o governo nas redes sociais. A decisão que revoga a nota foi assinada no dia 16 de janeiro.

A regra que foi revogada pretendia adequar o Estatuto do Servidor Púbico (Lei nº 8.112/1990) para definir o alcance dos deveres dos funcionários de serem leais às instituições e efetivar a proibição de manifestações contrárias à repartição.

De acordo com a CGU, a revisão do documento foi feita em razão de possível afronta ao direito constitucional de livre manifestação do pensamento.

“A CGU preza pela defesa dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal, bem como pela manutenção dos valores e do regime democrático. Nesse contexto, a decisão pela revogação da nota técnica foi motivada pelas controvérsias em torno de possíveis interpretações resultantes do documento que poderiam causar danos à liberdade de expressão de agentes públicos”, declarou o órgão.

Segundo a controladoria, não foram identificados processos em andamento contra servidores e punições disciplinares com base na regra revogada. 

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Nádia Franco - 27/01/2023 15:35:27. Última edição: 27/01/2023 15:35:27

Tags: CGU Revogação De Nota Técnica Estatuto Do Servidor Púbico Críticas Ao Governo Redes Sociais

Leia também:

Boate Kiss: prevenção a incêndio é cultural, dizem especialistas

Boate Kiss: prevenção a incêndio é cultural, dizem especialistas

Professores de engenharia explicam evolução da legislação após tragédia da Boate Kiss, mas lamentam flexibilizações. Entenda o que observar para se sentir em segurança nos espaços públicos

Boate Kiss: familiares fazem homenagens 10 anos após tragédia

Boate Kiss: familiares fazem homenagens 10 anos após tragédia

A angústia e a tristeza causadas pelo incêndio da boate Kiss no dia 27 de janeiro de 2013 marcam até hoje os familiares e amigos das 242 vítimas e mais de 600 sobreviventes. Para manter viva a memória desse caso e continuar a luta por justiça, iniciativas são realizadas no centro de Santa Maria. Foram feitas homenagens na praça Saldanha Marinho que fica perto da boate. Uma vigília está programada para esta noite em frente à boate. Bares e casas noturnas decidiram ficar com as portas fechadas ou sem música ao vivo nesta sexta-feira em respeito à data. Ouça a reportagem na íntegra

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi