Justiça

Sandro Fantinel é indiciado por racismo após falas contra baianos

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul remeteu inquérito ao Ministério Público no qual indicia o vereador de Caxias do Sul por crime de racismo em decorrência das falas preconceituosas sobre trabalhadores resgatados em situação de escravidão em Bento Gonçalves.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul remeteu inquérito ao Ministério Público no qual indicia o vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, por crime de racismo em decorrência das falas preconceituosas, realizadas no final de fevereiro durante sessão da câmara do município da Serra Gaúcha, sobre trabalhadores resgatados em situação de escravidão em Bento Gonçalves.

A defesa de Fantinel afirmou em que em seu depoimento o vereador manifestou arrependimento pelo discurso e admitiu ter se excedido durante a fala na tribuna.

Paralelamente à investigação policial, a Câmara de Caxias aprovou a abertura de um processo de cassação. A comissão processante, que apura o caso, entregou a ele uma cópia do documento com as quatro denúncias por quebra de decoro parlamentar. O colegiado, instalado desde o início do mês, terá 90 dias para concluir o processo.

Fantinel também foi expulso do Patriota pela executiva nacional do partido em função da repercussão do caso.

Agência Brasil / Por Paula Coutinho - Repórter FM Cultura de Porto Alegre - Porto Alegre / Edição: Alessandra Esteves - 14/03/2023 17:10:11. Última edição: 14/03/2023 17:10:11

Tags: Racismo Inquérito Ministério Público Vereador Caxias Do Sul

Leia também:

TSE mantém multa a Bolsonaro após reunião de campanha com embaixadores

TSE mantém multa a Bolsonaro após reunião de campanha com embaixadores

Tribunal considerou que falas do então presidente a embaixadores caracterizaram propaganda irregular sobre fatos inverídicos para atingir integridade do processo eleitoral.

CNJ aprova resolução para aplicar perspectiva de gênero no Judiciário

CNJ aprova resolução para aplicar perspectiva de gênero no Judiciário

Medida funciona como uma espécie de guia, explicando como aplicar conceitos e reduzir a reprodução de estereótipos por juízes e juízas.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi