Justiça

Sargento que atirou contra atendente do Mc Donald´s é condenado

O crime aconteceu em maio de 2022, no Rio de Janeiro

O sargento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro que atirou contra um atendente da lanchonete Mc Donalds, em maio do ano passado, foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado e a pagar uma indenização de R$ 100 mil à vítima. A decisão é do 4º Tribunal do Júri do Rio, em sentença lida nesta quinta-feira.

Por maioria de votos, o júri considerou Paulo Cesar Albuquerque culpado pela tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. Mateus Domingos Carvalho trabalhava em uma unidade da lanchonete no bairro Taquara, Zona Oeste da capital. O desentendimento entre eles começou após Paulo Cesar exigir do atendente um desconto de R$ 4 em seu pedido.

Segundo Mateus e outras testemunhas, o cliente queria adicionar um cupom promocional depois que o pedido já tinha sido fechado e foi informado que não seria mais possível. Paulo Cesar se irritou e deu um soco em Mateus, que revidou a agressão.

Imagens das câmeras de segurança do estabelecimento também mostram o sargento entrando na loja com uma arma na mão e indo até a área de trabalho da lanchonete, segundo testemunhas, foi quando ele atirou no rapaz.

A bala atingiu o rim esquerdo e o intestino grosso de Mateus, que sobreviveu, mas precisou passar por cirurgias e ficou com sequelas. Ele foi aposentado por invalidez e a mãe teve que largar o trabalho para cuidar dele. Na avaliação do advogado de Mateus, João Tancredo, a sentença foi justa.

No processo, Paulo Cesar disse que o tiro foi dado de forma acidental e justificou o disparo por conta do consumo de bebida alcoólica, remédios controlados, problemas na vida pessoal e por ter sofrido uma ofensa homofóbica por parte de Mateus.

O sargento está preso desde maio do ano passado em uma unidade prisional do Corpo de Bombeiros. O juiz Gustavo Kalil manteve a prisão e decretou a perda do cargo de bombeiro. A determinação, no entanto, só poderá ser cumprida depois de esgotados todos os recursos.

O McDonalds Brasil foi procurado sobre as declarações do advogado de Mateus, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 28/07/2023 21:55:17. Última edição: 28/07/2023 21:55:17

Tags: Crime Rio De Janeiro Pedro Cesar Albuquerque

Leia também:

Justiça ouve mais 3 testemunhas sobre morte do congolês Moïse

Justiça ouve mais 3 testemunhas sobre morte do congolês Moïse

Os três homens que praticaram o crime foram identificados e presos preventivamente pouco mais de uma semana depois. Denunciados pelo MPRJ se tornaram réus.

STF suspende tramitação dos processos de “revisão da vida toda”

STF suspende tramitação dos processos de “revisão da vida toda”

Ministro Alexandre de Moraes diz que é prudente suspender os processos que tramitam nas instâncias anteriores até a decisão definitiva do recurso pelo STF.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi